O presidente da FPF, Pedro Proença, apresentou o Plano Estratégico 2024-2026 para o futebol em Portugal. Foto: FPF

Pedro Proença: «O futebol tem de se preparar para como será consumido»

Presidente da FPF alerta para o posicionamento do futebol português para com o seu futuro em dez anos e assinala importância do Plano Estratégico 2024-2036 para «dificuldades» que venham a surgir

Para Pedro Proença, que esta terça-feira cumpre um ano de mandato como presidente da FPF, o Plano Estratégico 2024-2026, hoje apresentado na Cidade do Futebol, terá uma vital importância no futuro do futebol português, que vem sendo planeado com método e antecedência.

«O futebol tem de se preparar, enquanto atividade de entretenimento, para se posicionar para como será consumido e acho que este é o grande objetivo do futebol português, pois o que era consumido há 10, 15 anos não é o mesmo que o que é hoje, as novas gerações já procuram outro tipo de experiência e atividade que as possa puxar usar, e eu acho que esta é a capacidade que nós temos de estar atentos à maneira como o futebol pode evoluir», considerou o dirigente.

«Acho que só haverá algo que possamos fazer, que é criar um processo como o de hoje e nomeadamente como este documento que estamos hoje a entregar - que se preparem processos e para o que possam ser as dificuldades a colocar-se para esta atividade de entretenimento que é o futebol, mas poderia ser outra realidade qualquer», alerta ainda Proença.

O responsável máximo pela organização do futebol em Portugal considera que, acima de tudo, a modalidade tem uma responsabilidade para o futuro. «O futebol tem de estar preparado para que, daqui a 10 anos, possa continuar a criar esta boa experiência de despertar uma emoção, uma lágrima», salientou, por fim.