Sporting: Quenda a trabalhar para ser trunfo nesta fase decisiva
Nem nos seus melhores sonhos Geovany Quenda poderia desejar uma época como esta que está a viver. No primeiro jogo oficial de 2024/2025 foi a surpresa no onze que Amorim apresentou diante do FC Porto na Supertaça, estreou-se a marcar pela equipa principal e, desde aí, nunca mais parou.
O camisola 57 é o quarto jogador mais utilizado do plantel leonino, sendo aposta dos três treinadores que já comandaram os leões esta temporada — Amorim, João Pereira e Rui Borges —, somando 3582 minutos em 51 jogos, nas cinco competições, tendo falhado apenas um, ou melhor, foi suplente não utilizado no encontro da 2.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, diante do Rio Ave.
O desempenho de leão ao peito valeu-lhe chamadas à Seleção Nacional — apesar de ainda não se ter estreado —, tornou-se no mais jovem de sempre a completar 50 jogos pelo emblema de Alvalade (com 17 anos, 11 meses e 27 dias, tendo atingido a maioridade na última quarta-feira), já marcou três golos e fez meia dúzia de assistências.
Nos últimos dois encontros, nomeadamente com Boavista e Gil Vicente, para a Liga, começou na condição de suplente, foi utilizado, é certo, mas viveu momentos pouco habituais. A BOLA procurou saber qual o sentimento de Quenda e, fonte próxima do jogador, garantiu que está sereno, principalmente porque Rui Borges lhe faz sentir que todos os jogadores são importantes de igual modo. E o que treinador lhe tem pedido é que entre com personalidade e a jogar com liberdade. O esquerdino está empenhado em ser um trunfo nesta reta final de época, em que o Sporting tem na mira o bicampeonato e conquista da Taça de Portugal, e a entrega diária no treino tem sido ao limite.
TITULAR NA LUZ?
O regresso de Quenda à titularidade pode acontecer no próximo sábado, no Estádio da Luz, com Rui Borges a ter três dias para tomar essa decisão. Para já, mantém-se a dúvida se Catamo permanece na ala direta, sendo que a aposta no reforço Pedro Gonçalves no tridente ofensivo com Gyokeres e Trincão deve manter-se.
Atento a todas estas movimentações está o Chelsea, que, recorde-se, já garantiu a contratação de Quenda, a troco de €52,1 milhões, tendo sido acordado que o extremo permanecerá mais um temporada em Alvalade, por empréstimo, e vai monitorizar os índices físicos do jogador em consonância os relatórios do Sporting, e junto dos apoios diretos do jogador (família e agentes) de modo a poder ajudar o jogador em qualquer tipo de situação quotidiana.
TEM FATURADO FRENTE AO BENFICA
De olho no dérbi de sábado, Quenda tem mostrado pontaria frente as águias, no que aos escalões de formação diz respeito. O primeiro golo que apontou ao Benfica foi nos iniciados, em 2021/2022, dando a vitória aos leões; na época seguinte voltou a fazer o gosto ao pé, na 5.ª jornada do nacional de juvenis, na vitória do Sporting, por 3-2, e, na segunda volta, fez uma assistência.
Mas, foi na Liga Revelação, em 2023/2024, que Quenda fez mossa nas hostes benfiquistas: a 31 de outubro de 2024, na 9.ª jornada, bisou na vitória dos verdes e brancos (4-0) e em novo dérbi, na fase de apuramento de campeão, a 30 de janeiro de 2024, voltou a assinar dois golos, num jogo em que os leões ganharam por 5-2.
Esta época, diante do eterno rival, foi titular na 1.ª volta (saiu aos 71', vitória por 1-0) e jogou os 90 minutos na Taça da Liga.
UM EXEMPLO PARA OS MAIS NOVOS
elo facto de ainda ser residente na Academia do Sporting, em Alcochete, onde passa muito tempo, a proximidade com as camadas jovens é maior e Quenda é visto como um exemplo a seguir. Os festejos com os apanha-bolas, normalmente atletas do clube, são uma constante e nas bancadas é raro o jogo em que não se vejam cartazes com o seu nome.
Na última edição dos Prémios Stromp foi distinguido com o galardão revelação, granjeando ainda mais de admiração por parte dos mais novos, que faz questão de apoiar nos jogos, sendo presença assídua nas bancadas do Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete.
Sugestão de vídeo: