Vagiannidis espreita a estreia a titular (SPORTING CP)

Sporting: «Na defesa a quatro vai adaptar-se muito bem»

Rui Borges está extremamente agradado com o desempenho do grego. A BOLA falou com Zeca, o seu capitão no Panathinaikos, que não tem dúvidas em afirmar que o lateral-direito depressa entra no onze

Tem cara de miúdo, mas no campo é um graúdo. O Sporting contratou Georgios Vagiannidis ao Panathinaikos neste defeso, por €12 milhões de euros, com alguns bónus que podem, no futuro, inflacionar a operação em mais 1 ou 2 milhões de euros, ficando o grego blindado por uma cláusula de €80 M. Chegou a Alvalade para reforçar a lateral do lado direito, posição que conta com Fresneda, Esgaio e Diogo Travassos.

A BOLA sabe que Vagiannidis tem enchido as medidas a Rui Borges, que está encantado com aquilo que o grego de 23 anos lhe tem mostrado nos treinos. O treinador, como já ficou provado nos dois jogos oficiais da época — a Supertaça perdida para o Benfica (0-1) e a 1.ª jornada da Liga, com o Casa Pia (2-0), vai adotar o sistema de 4x2x3x1 e o perfil do jogador parece encaixar que nem uma luva. A garantia é dada pelo seu antigo capitão no Panathinaikos, Zeca, que em declarações exclusivas ao nosso jornal traçou o perfil do reforço do Sporting.

Zeca, médio de 36 anos do Panathinaikos (IMAGO)

«As principais características do Vagiannidis são ser um jogador muito rápido, muito técnico e desequilibrador. Tem vindo a melhorar muito no aspeto defensivo, mas eu diria que no aspeto ofensivo também é muito forte, porque consegue tirar os jogadores da frente e é muito rápido», começou por dizer.

Questionado sobre como prevê que será a adaptação do antigo colega ao novo sistema de jogos dos leões, o médio luso, igualmente com nacionalidade grega, de 36 anos, não hesitou na resposta: «Ele consegue adaptar-se a qualquer sistema, mas a defesa a quatro, que é como ele tem vindo a jogar mais, é um sistema que pode ser melhor para ele e acho que ele se vai adaptar-se muito bem ao Sporting. Aliás, penso que, mais tarde ou mais cedo, chegará à titularidade, mesmo tendo a concorrência do Fresneda, que está a fazer um princípio de época muito bom, mas acho que o Vagia vai conseguir ser titular brevemente.»

Muito entusiasmado

Zeca acompanhou as notícias que davam conta do interesse do Sporting na contratação do colega e, claro, as conversas no balneário aconteceram com naturalidade. «Perguntou-me só como era a cidade, como era o clube, o estádio, os adeptos, e falámos um pouco sobre isso. Ele estava muito entusiasmado por jogar no Sporting e por jogar frente aos adeptos, em Alvalade, chegar à Academia e estar com os novos companheiros. Estava mesmo muito entusiasmado com isso», revelou.

O experiente internacional grego não ficou nada surpreendido com o facto de Rui Borges estar entusiasmado com Vagiannidis.
«Não me espanta em nada. É um grande amigo, é um miúdo muito humilde, empenhado e muito trabalhador e que, acima de tudo, quer fazer uma grande carreira no futebol.»

Luta renhida por vaga

Fresneda e Vagiannidis são os principais candidatos à vaga na lateral direita, com a possibilidade de Eduardo Quaresma também entrar na equação (assim como a central), sem descurar Ricardo Esgaio, que já esteve com um pé fora, mas problemas financeiros no Corinthians travaram a saída, e ainda o jovem Diogo Travassos (20 anos), que regressou a Alvalade após empréstimo ao E. Amadora e está a tentar ficar no plantel.

Sugestão de vídeo: