Sporting: lateral em final de contrato, afinal, poderá renovar
No futebol dá-se muitas voltas e ir do oito ao oitenta, ou vice-versa, não é surpreendente. Em outubro apontava-se Matheus Reis, em final de contrato, à despedida de Alvalade no final da época, após quase cinco temporadas de leão ao peito. Hoje, A BOLA está em condições de noticiar o inverso, ou seja, o brasileiro, de 30 anos, poderá ter em cima da mesa proposta para prorrogar o respetivo vínculo.
Na receção ao campeão europeu PSG, que o Sporting venceu por 2-1, Matheus Reis voltou a responder de forma positiva no eixo defensivo e tornou-se no jogador do Sporting com mais jogos pelos leões na Liga dos Campeões, mais concretamente 27, ultrapassando Rui Patrício (26) — Gonçalo Inácio também chegou ao patamar dos 26.
Certo é que esta é uma das épocas de menor utilização do lateral-esquerdo, que soma 863 minutos em 18 jogos (fez duas assistências), e que começou com o brasileiro a cumprir quatro jogos de castigo, na sequência do incidente na final da Taça de Portugal da temporada passada, com o Benfica, e a mudança do sistema de três centrais para linha de quatro na retaguarda, além da concorrência advinda das chegadas de Maxi Araújo e Mangas, sem esquecer Nuno Santos, prestes a regressar à competição após lesão.
Jogador muito acarinhado
Matheus Reis é um dos jogadores mais acarinhados pelos adeptos dos verdes e brancos, que, por várias vezes, já manifestaram surpresa, através das redes sociais, pelo facto de a Administração ainda não ter apresentado proposta de renovação ao esquerdino.
Quem também já elogiou publicamente o dono da camisola 2 foi o próprio treinador. Rui Borges tem no brasileiro um jogador exemplar, não só pela forma como se entrega ao trabalho, mas também pela experiência que confere ao grupo, pela influência e competitividade não só nos jogos, mas também nos treinos, vendo-o até como um líder. Aliás, questionado há pouco mais de duas semanas sobre a eventual saída já este mês de Matheus Reis e de Morita, o treinador foi taxativo. «São dois jogadores com quem contamos e que não vão sair neste mercado», afirmou o líder do grupo dos bicampeões nacionais.
Salário pode ser entrave
Há, contudo, um detalhe que pode ser entrave à prorrogação do vínculo laboral. Falamos da questão salarial. Embora não seja um dos jogadores do topo, o montante que Matheus Reis aufere anualmente ronda os €6 milhões, valor que teria de ser aumentado em caso de extensão da ligação entre o defesa brasileiro e o emblema de Alvalade.