Matheus Reis leva já 208 encontros com a lista verde e branca - Foto IMAGO - Foto: IMAGO

Rui Borges considera Matheus Reis exemplar no Sporting

Entrega e capacidade de trabalho, dedicação, experiência e competitividade deixam o treinador muito satisfeito. Está em final de contrato, não deverá renovar mas isso não influência escolhas

Após um início de temporada no qual não contou também por via do castigo de quatro jogos que lhe foi imposto pelo Conselho de Disciplina na sequência do pisão na cabeça de Andrea Belotti na final da Taça de Portugal, Matheus Reis reentrou nas contas de Rui Borges e nos últimos minutos do encontro com o Santa Clara, quando foi necessário apelar à raça para tentar desfazer o empate a uma bola, Rui Borges não teve dúvidas e chamou à liça o brasileiro.

O camisola 2 pode estar afastado da primeira linha de opções mas é considerado pelo treinador alguém exemplar, não só pela forma como se entrega ao trabalho, mas também pela experiência que confere ao grupo — foi capitão no 5-1 diante do Alverca para a Taça da Liga, quando Borges revolucionou o onze —, pela influência e pela competitividade que coloca nos jogos mas também nos treinos, com o facto de nunca dar um lance por perdido a acabar por espicaçar os restantes elementos do plantel.

De facto, aos 30 anos, Matheus Reis é um dos elementos do grupo leonino com mais jogos com a listada verde e branca, estando já no patamar dos 208 encontros, com 3 golos apontados e dez assistências, num percurso que começou em Alvalade em janeiro de 2021, quando chegou por empréstimo do Rio Ave com uma compensação de apenas 275 mil euros, uma vez que estava a apenas seis meses de terminar contrato com os vila-condenses.

Um negócio que se revelou bem proveitoso no binómio custo/rendimento, tendo em conta o número de encontros atrás apresentado e os títulos conquistados de leão ao peito, que se consubstanciam em três ligas, uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga e uma Supertaça Cândido de Oliveira.

O percurso em Alvalade poderá estar a chegar ao fim, uma vez que o contrato expira em junho do próximo ano e não há notícias sobre a renovação, mas esse tema não tem qualquer influência nas decisões de Rui Borges, que conta com o jogador de corpo inteiro.

Aliás, na conferência de imprensa de antevisão ao encontro com o Santa Clara, quando questionado por A BOLA se haveria em janeiro alguma alteração no quadro de laterais esquerdos por via, também, do retorno de Nuno Santos que estará para breve, Rui Borges descartou esse cenário.

Matheus Reis, relembre-se, tem a versatilidade de também poder jogar a defesa-central e, inclusivamente, tudo aponta para que seja titular nesta posição diante do Marinhense no sábado. Esta será a segunda vez esta temporada que será chamado ao onze mas a verdade é que conta cada vez mais nas opções do treinador Rui Borges.