Sporting: jovens leões de olho na vitória em Inglaterra
Após derrota na estreia na Premier League International Cup, diante do Leeds United FC (1-2), o Sporting volta, amanhã, quinta-feira, a competir em contexto internacional, visitando o Sunderland.
Em antevisão a este jogo, o treinador João Santos não escondeu que espera dificuldades, mas realçou o valor formativo de cada jornada nesta prova.
«É um jogo extremamente competitivo, tal como é habitual ao defrontar qualquer equipa da Premier League, independentemente da classificação que tenham na competição interna ou na própria Premier League International Cup. No caso, o Sunderland tem utilizado jogadores com experiência na Premier League na equipa principal. Recentemente, creio ter utilizado quatro jogadores frente ao Athletic e ganhou por 7-1. Foi um jogo com números muito expressivos, mas mais do que isso, em termos de processo também», realçou o técnico, em declarações aos canais de comunicação do clube leonino.
João Santos acredita que será mais um momento importante para a equipa se adaptar e evoluir: «Vai ser um excelente para nos adaptarmos àquela cultura muito própria e crescermos. Esta competição, tal como, por exemplo, o espaço da Youth League, permite-nos reunir jogadores de diferentes patamares competitivos, como sub-17, 19, 23 ou equipa B. Em poucos dias temos de os juntar e conseguir ser uma equipa, uma família. Esse foi o grande desafio destes dois dias que tivemos de preparação. Depois, a inglesa é uma cultura muito própria, os próprios árbitros querem deixar jogar, há uma série de valores que estão ali também a transmitir e que eu acho que são essenciais para prepararmos os nossos jogadores para patamares superiores», acrescentou.
«Sabemos o que queremos e estamos preparados»
Guilherme Pires, jovem guarda-redes, que esta época tem defendido as redes de sub-23 e equipa B, reconheceu a exigência do encontro com o Sunderland: «Esperamos um jogo muito competitivo. É uma equipa que vai querer impor o seu jogo desde o primeiro minuto. Sabemos os pontos fortes do adversário e o que vamos encontrar. Têm um registo interessante nesta competição, na última semana conseguiram um resultado expressivo contra o Athletic, mas sabemos o que queremos fazer e estamos preparados.»
O guardião sublinhou, ainda,. que o maior tempo útil de jogo é positivo para todos os intervenientes: «Quanto mais tempo de jogo existir, mais as nossas qualidades vão sobressair. Quanto mais tempo útil existir, mais interesse haverá para adeptos e jogadores. Por isso, temos de desfrutar.»