Ousmane Diomande (Sporting) - Costa do Marfim - Foto Miguel Nunes A BOLA
Diomande, defesa-central de 22 anos do Sporting - Foto: MIGUEL NUNES

Sporting já tem prazo para o regresso de Diomande

Central chegou a Alcochete lesionado, depois de representar a Costa do Marfim na CAN, mas na próxima semana deve voltar a estar às ordens de Rui Borges. Todos os lesionados do Sporting, o quadro clínico completo: há sete indisponíveis para o Casa Poia devido a problemas físicos. Mais dois castigados

Foi em tom de desalento que Rui Borges anunciou, esta quinta-feira, em conferência de imprensa, que tem mais uma baixa no plantel do Sporting: «Diomande veio aleijado da seleção.» Ou seja, o central, que esteve ao serviço da Costa do Marfim na Taça das Nações Africanas (CAN), voltou de Marrocos, onde decorre a prova continental, com problema físico e por isso está fora das opções do treinador para o jogo desta sexta-feira (20h15 em Alvalade) com o Casa Pia. Porém, sabe A BOLA que nada de grave se passa com o defesa, que deve voltar às opções do treinador na próxima semana.

«Está fora do jogo. Já disse ao doutor que já estou dormente, não sinto nada, podem picar-me à vontade [risos]. É muscular, algo que não controlo, veio da seleção, não há nada a fazer. Não sei o tempo de paragem e não me preocupa, porque, como já disse, estou dormente. Já penso só na malta que tenho e em fazer um bom jogo para ganhar», acrescentou Rui Borges.

Podemos adiantar que o problema, contraído no jogo com o Burkina Faso (3-0 no passado dia 6), em que entrou aos 90+3… não apresenta gravidade e por isso, completadas duas semanas sobre a lesão na próxima terça-feira, Diomande vai voltar aos treinos. Resta saber se ainda a tempo de poder jogar com o PSG ou se apenas com o Arouca, no dia 24.

Todos os lesionados

Em sentido contrário, o treinador dos leões deu conta de dois regressos aos treinos sem limitações: «Debast treinou hoje [quinta-feira], em termos do que é a disponibilidade física ou atlética está lá, teve uma paragem mais prolongada. O Mangas também voltou, com menos tempo de paragem, mas vão estar limitados no tempo de jogo, porque não têm capacidade para dar resposta aos 90 minutos. Possivelmente podem estar no banco.»

Instado a fazer um ponto da situação clínica de Pedro Gonçalves e Ioannidis, Rui Borges foi taxativo: «Estão fora do jogo». «O Pote está num processo final de reabilitação, não sei dizer ao certo se estará pronto para o PSG, acredito que sim, que, pelo menos, já estará disponível para o Arouca. O Fotis é muito no dia a dia, para perceber quando estará disponível», justificou o treinador.

Ou seja, neste momento, entre regressos e novo lesionado, são sete os indisponíveis devido a problemas físicos: Salvador Blopa, Eduardo Quaresma, Diomande, Nuno Santos, Geovany Quenda, Pedro Gonçalves e Ioannidis.

Maxi Araújo e Hjulmand falham o jogo da 18.ª jornada devido a castigos — viram na jornada 17, no 1-1 com o Gil Vicente, o 5.º cartão amarelo na Liga e por isso têm de cumprir jogo de suspensão.

Repto para os adeptos

Ao dissecar os casos dos lesionados, Rui Borges lançou um repto aos sportinguistas.

«Deixo, também, uma palavra de incentivo e carinho aos nossos adeptos que vão ser ainda mais importantes no apoio à equipa. Todos são importantes e é importante acreditarem tanto quanto nós que, independentemente do que nos possa acontecer no caminho, vamos tentar ser o máximo competitivos, representar da melhor forma o Sporting e ganhar, para fazer uma segunda volta melhor do que a primeira», disse o treinador leonino.