Análise de Rui Borges, treinador do Sporting, ao triunfo frente ao Farense (2-1), a contar para a Liga

Sporting: a lesão de Geny Catamo (ponto da situação)

Extremo moçambicano falha FC Porto e Dortmund, mas problema não é tão grave como se chegou a temer

A imagem do pé direito de Geny Catamo a torcer, após um lance divido com Paulo Victor aos 23’ do jogo com o Farense, causou impacto, obrigou à substituição do extremo de 24 anos e gerou muita preocupação em Alvalade. A entorse, porém, e segundo as primeiras observações, não será tão grave como chegou a temer-se. O moçambicano será submetido a tratamento conservador e não cirúrgico, mas ainda assim falhará certamente os próximos jogos com o FC Porto e com o Dortmund.

Já com o jogo da jornada 20 em 1-0, golo de Fresneda, e imediatamente antes do canto marcado por Trincão na direita que possibilitou a Ousmane Diomande cabecear para o 2-0 com os algarvios, Geny Catamo teve de abandonar o relvado de maca, muito queixoso do tornozelo direito, que torceu. Foi o mesmo pé que recentemente sofrera pancada e que desta vez sofreu entorse.

Para o lugar de Catamo entrou João Simões e o moçambicano saiu não apenas ao som do grito de golo no 2-0 como também dos aplausos do público a dar-lhe força e o conforto dos colegas e do treinador Rui Borges que acorreram junto dele.

O camisola 21 estava com muitas dores, que amenizaram consideravelmente esta segunda-feira, dia em que foi reavaliado na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete. Realizou exames complementares de diagnóstico e espera agora pelos resultados, ainda que as indicações não seja más, com Geny a poder ter pela frente, ainda assim, um período de recuperação de duas a três semanas – mas só depois da chegada do resultado dos exames se saberá a real extensão da lesão e o tempo de paragem certo.

Com cenário de operação para já afastado, Geny Catano vai cumprir rigoroso plano de recuperação em Alcochete, de acordo com o indicado pela unidade de performance dos verdes e brancos. Mas estará sempre fora dos encontros com os dragões – sexta-feira para o campeonato – e com o Dortmund, para UEFA Champions League – primeira mão do play-off no próximo dia 11 em Alvalade e no dia 19 na Alemanha –, bem como com o Arouca, no dia 15, em casa, na jornada 22 da Liga.

Baixa certa (mais uma) para Rui Borges mas não tão longa como chegou a temer-se, de um jogador que esta temporada participou já em 33 jogos (24 na condição de titular) do Sporting, com um toral de 2676 minutos, quatro golos e três assistências no registo. Começou a época como ala direito no 3x4x3 de Rúben Amorim e assumiu com Rui Borges a posição de extremo pelo mesmo lado.