Espanhóis e turcos empataram a um golo
Espanhóis e turcos empataram a um golo - Foto: IMAGO

Só faltava ser oficial: Espanha está no Mundial 2026

Espanhóis empataram a dois golos frente à Turquia na última jornada do apuramento e garantiram o primeiro lugar isolado do Grupo E. Deniz Gul e Samu, avançados do FC Porto, foram utilizados: o primeiro foi titular e marcou o primeiro dos turcos, o segundo entrou na segunda parte

Antes deste jogo em Sevilha já a sorte das duas seleções estava decidida. Só uma derrota por sete ou mais golos levaria a Espanha a não ser a primeira do grupo, algo que seria uma anomalia histórica, já que, nos seus 105 de existência, nunca perdeu por semelhante diferença. Consciente de que se tratava duma missão impossível, o técnico da Turquia, Vincenzo Montella, preferiu deixar de fora Arda Guler e Kenan Yildiz, para não arriscar que ambos vissem um novo cartão amarelo que os impediria disputar o play-off, enquanto, por seu turno, Luis de la Fuente aproveitou para dar a oportunidade a alguns jogadores que não são habitualmente titulares.

Um deles foi Dani Olmo que, logo aos quatro minutos, abriu o marcador. Um tento madrugador que auspiciava um caminho de rosas e uma nova rotunda vitória para a Espanha. Porém, de forma surpreendente, nem uma coisa nem outra acabou por suceder. Os turcos, bem organizados na defesa, cederam a bola à seleção espanhola, que durante toda a primeira parte dominou intensamente, mas sem ser capaz de encontrar os espaços que abrissem caminho em direção à baliza dos visitantes, que, já perto do intervalo, sacudiram um pouco a pressão e conseguiram um canto a seu favor O jogador do FC Porto, Deniz Gul, finalizou de forma certeira, fazendo o golo do empate, o primeiro que sofreu a Espanha nesta fase de apuramento.

Esperava-se que a Espanha impusesse no segundo tempo o seu jogo e autoridade mas o que aconteceu foi que, aos dez minutos, a Turquia colocou-se em vantagem com um golo de Ozcan, a que respondeu, pouco depois, a equipa espanhola, com Oyarzabal a apontar o tento da igualdade, que permaneceria até final do encontro.

Para os turcos o resultado teve sabor a vitória e assim o festejaram, enquanto que a Espanha, numa noite fria, esteve a um nível inferior ao que vinha sendo habitual. Uma chamada de atenção para o prejudicial que pode ser o excesso de euforia. De qualquer forma, o objetivo de ir ao Mundial está conseguido e, com este empate, a Espanha consegue igualar o recorde da Itália de somar 31 jogos seguidos sem conhecer a derrota.

O portista Deniz Gul, substituído a meio da segunda parte, ficou com a honra de ser o primeiro a bater Unai Simon nesta competição, já o seu companheiro de equipa, Samu, que entrou para o lugar de Oyarzabal depois deste ter feito o golo do empate, ficou em branco, voltando a não saber aproveitar a oportunidade que lhe deu o selecionador. Não vai ser fácil que entre na lista final dos escolhidos para irem à fase final do Mundial.