Silaidopoulos projeta Gil Vicente: «Será um jogo exigente»
Depois da derrota com o Vitória de Guimarães em casa, num jogo que terminou com bastante polémica, o Rio Ave canaliza já as suas energias para a deslocação este sábado a Barcelos para defrontar o Gil Vicente, em jogo a contar para a 15.ª jornada (18H), um adversário que o técnico Sotiris Silaidopoulos considerou ter «uma das defesas mais organizadas do campeonato». O grego vai cumprir castigo por ter sido expulso na ronda anterior, mas tem «confiança total no staff e nas pessoas da equipa, que tem tudo para continuar a ser competitiva num jogo muito difícil», ele que será substituto pelo adjunto Vangelis Samios.
O treinador dos vilacondenses desvalorizou o facto de o Gil Vicente não vencer há quatro jogos. «É uma boa equipa, começaram bem a 1ª Liga e estão bem. Têm bons princípios na fase de construção e é um adversário que terá o nosso respeito num jogo que será exigente. Mas acho que vamos ter um bom rendimento. É o mesmo que disse no jogo com o Vitória, se tivermos a mesma mentalidade, podemos retirar algo de bom deste jogo», disse, comentando depois o possível regresso do avançado Pablo, do Gil Vicente: «Pensámos mais no que podem fazer no coletivo. Claro, é um grande jogador, mas estamos mais preocupados com o coletivo e focados no rendimento do adversário como um só. Esta é a minha abordagem, sempre.»
O timoneiro dos rioavistas falou da ideia que já tem neste momento da Liga portuguesa. «É um campeonato mais competitivo este ano. Tanto na liderança, como na zona de descida ou a meio da tabela. Estamos a crescer, demonstrámos progresso e estamos a evoluir. Espero que, nos momentos mais cruciais do jogo, possamos melhorar e colocarmo-nos a vencer. São os pequenos detalhes que resolvem os jogos. Temos trabalhado nisso, até ao final da 1.ª volta e até na 2.ª volta do campeonato estaremos melhores», adiantou, destacando as diferenças entre o campeonato português e a Liga grega, que neste caso pára antes do Natal e só regressa em 2026. «Só mesmo continuando a trabalhar (risos). É um novo desafio para mim, os jogadores que estavam aqui já sabiam. Estamos focados em melhorar o rendimento no treino e a melhor em jogo, temos que continuar e não pensar no resto.»
A terminar, Sotiris Silaidopoulos abordou o facto de as equipas adversárias começaram a perceber a forma como o Rio Ave joga e as formas de tentar, ainda assim, surpreendê-las. «Costuma dizer-se que, quando algo funciona, não precisas de o mudar. Não sinto que precise de mudar grande coisa, o Clayton já marcou 10 golos e o André [Luiz] tem feito uma temporada fantástica até agora. Acho que é algo que tem a ver com as mais-valias dentro da equipa. É por causa do trabalho coletivo que esta dupla tem rendido como tem. Eu, enquanto treinador, temos tentado retirar o melhor dos jogadores. Podemos tentar algo diferente em relação à defesa do adversário, mas a abordagem continua a ser a mesma», destacou.