Shengdu2025: «É mesmo um momento de sonho, fenomenal!»
Gabriel Albuquerque e Lucas Santos somaram somaram 31.790 pontos para garantirem a subida ao lugar mais alto do pódio, à frente dos e da Alemanha, mas, curiosamente, confessaram sentimentos diferentes perante o feito.
«Não era bem o que nós esperávamos. Não era assim que queríamos acabar a prova, tínhamos muito mais potencial para, pelo menos, acabar a série que treinámos, mas, no fim do dia, o jogo é o jogo, nós jogámos e ganhámos», disse Gabriel Albuquerque.
OURO!!
— Comité Olímpico de Portugal (COP) (@COPPORTUGAL) August 8, 2025
A #EquipaPortugal conquista a primeira medalha na primeira final em que participa
Gabriel Albuquerque e Lucas Santos são Campeões dos Jogos Mundiais Chengdu 2025, na prova de Trampolim Sincronizado 👏#COPortugal #TWG2025 #WeAreTheWorldGames pic.twitter.com/M3NjyZEYGL
Já Lucas Santos está encantado com a experiência. «É a minha primeira vez na China, um país com uma cultura muito diferente, e gostei bastante. A vila é incrível, as pessoas conseguem apoiar-nos e estão sempre lá para nós. A experiência tem sido incrível e única. É mesmo um momento de sonho, fenomenal», contou o ginasta.
🎆 Next-level fireworks at the Chengdu #WorldGames opening ceremony: Tree of Life and Doves of Peace light up the sky like in a dream. 🌳🕊️ pic.twitter.com/PVhxT1NrJR
— Mao Ning 毛宁 (@SpoxCHN_MaoNing) August 8, 2025
Lara Fernandes e Guilherme Henriques conquistaram a prata, batidos apenas pela Ucrânia, e, no final, Guilherme não escondeu as emoções: «Foi uma prova espetacular, que superou todas as nossas expetativas. É um sentimento incrível estar aqui, estar na aldeia, com tantas nacionalidades diferentes… e conseguir levar isto [apontando para a medalha] como recompensa ainda é melhor». Emocionada, Lara concordou. «É um sonho tornado realidade. É um orgulho. É uma recompensa única e vai ficar marcada no meu coração para sempre. É especial», confidenciou.
I like how futuristic Chinese cities look these days.
— mikusingularity 🚀🪐 (@mikusingularity) August 5, 2025
(Chengdu Jiaozi Park) pic.twitter.com/5h5qHb8sJj
Beatriz Carneiro, ao lado de Inês Faria, conquistou o bronze em pares femininos de ginástica acrobática e tornou-se a primeira atleta portuguesa com mais de uma medalha nesta competição, depois de também ter ido ao pódio em Birmingham 2020. «Estamos mesmo muito felizes, fizemos três esquemas incríveis e acho que este último foi um fechar fantástico. Acho que a emoção que mostrámos no fim disse tudo, não há palavras para explicar aquilo que sentimos», explicou Beatriz.
A entrada de Portugal, a ligação da modernidade à tradição e um espetacular fogo-de-artifício foram alguns dos momentos mais marcantes da Cerimónia de Abertura dos Jogos Mundiais Chengdu 2025#COPortugal #TWG2025 #WeAreTheWorldGames
— Comité Olímpico de Portugal (COP) (@COPPORTUGAL) August 7, 2025
📺@theworldgames pic.twitter.com/G54gWVm0xG
Inês Faria, por seu lado, não podia ter pedido melhor estreia neste palco. «Foi uma experiência incrível. Foram os meus primeiros Jogos, a minha primeira prova com o Comité e foi incrível. É um ambiente incrível, como se estivéssemos em casa, sentimo-nos apoiados», rematou.