Seleções portuguesas nas corridas de fundo do Europeu: horários e antevisões
A Seleção Nacional regressa esta sexta-feira à competição no Campeonato da Europa, que decorre nas regiões de Drôme e Ardèche, em França. Após a realização das provas de contrarrelógio na quarta-feira, o foco vira-se agora para as provas de fundo, que se estendem até domingo e abrangem todas as categorias.
As primeiras a entrar em ação são as ciclistas sub-23, com Beatriz Roxo e Daniela Simão a iniciarem o percurso de 85,7 quilómetros logo às 8h00 de sexta-feira. Mais tarde, às 11h40, será a vez das juniores femininas, com Bruna Gonçalves, Lara Ribeiro e Maria Coimbra a enfrentarem uma distância de 62,9 quilómetros.
A selecionadora nacional Daniela Pereira sublinha o caráter formativo da participação destas atletas: «Muitas das nossas juniores estão há mais de um ano sem experiência internacional, e o objetivo é que contactem novamente com o pelotão e percebam o que precisam melhorar para preparar a próxima época. Nas sub-23, temos uma atleta com experiência, que já não era convocada há algum tempo e precisa de ganhar confiança e ritmo competitivo a este nível, e outra menos experiente. Queremos que todas se testem ao mais alto nível.»
Durante a tarde de sexta-feira, às 14h35, decorre a prova de fundo para os juniores masculinos, com a presença de Gonçalo Costa, Gonçalo Rodrigues, Guilherme Santos, João Anunciação, José Salgueiro e Rodrigo Jesus, num percurso de 103,4 quilómetros.
O selecionador nacional José Poeira destaca o percurso preparatório feito ao longo da época: «Os nossos juniores já tiveram várias experiências internacionais este ano, como o Giro della Lunigiana ou o Tour du Pays du Vaud, que lhes deram contacto com os melhores e os ajudaram a melhorar a gestão do esforço e o posicionamento no pelotão. É uma corrida de um dia, e se estiverem bem podem fazer uma boa prova.»
No sábado, a competição começa com os sub-23 masculinos, às 8h00. Os representantes nacionais serão Daniel Lima, Daniel Moreira, Duarte Domingues, Gabriel Baptista, Lucas Lopes e Rafael Barbas, que enfrentarão um percurso de 121,1 quilómetros.
À tarde, às 13h00, será a vez de a elite feminina entrar em prova, com Raquel Queirós a disputar os 116,1 quilómetros, com 1.570 metros de desnível acumulado.
José Poeira destaca a preparação dos sub-23 ao longo da época: «Os nossos sub-23 correram várias provas internacionais e nacionais ao longo do ano, o que lhes deu experiência e rodagem a um nível muito alto, como na Volta à França do Futuro e, recentemente, no Campeonato do Mundo. Acredito que podem fazer uma boa prova.»
Já Daniela Pereira mostra-se confiante no desempenho de Raquel Queirós: «Para a Raquel, o percurso encaixa-se bem. É uma ciclista com um potencial enorme e tem tido um bom desempenho também em pelotões mais competitivos. Poderá alcançar um bom resultado.»
A prova da elite masculina encerra a participação portuguesa no domingo, 5 de outubro, a partir das 10h45. Os ciclistas António Morgado, João Almeida, Rui Costa e Tiago Antunes irão percorrer 202,5 quilómetros, com um total de 3.306 metros de desnível acumulado.
Afonso Eulálio, inicialmente convocado, foi substituído pelo regressado Tiago Antunes, devido a compromissos com a sua equipa, a Bahrain-Victorious, que o chamou para competir no Giro della'Emilia, em Itália, no sábado.
Sobre a prova, José Poeira antecipa um desafio exigente: «Os nossos elites conhecem bem o pelotão e os adversários. Sabem o valor de cada um, mas no final é uma questão de quem está melhor nesse dia. O percurso de domingo tem alguma dureza e ajusta-se às nossas características. Num dia bom, podemos conseguir um resultado interessante, como já fizemos no passado.»