Seleção de Israel ambiciona participar na Copa América
A Associação de Futebol de Israel (AFI) anunciou a assinatura de um acordo de cooperação com a CONMEBOL (Confederação do Futebol Sul-americano), com a esperança de um dia vir a participar na Copa América.
O contrato foi assinado pelos respetivos presidentes das organizações israelita – Moshe Zuares – e sul-americana – Alejandro Domínguez, que também é um dos oitos vice-presidentes da FIFA. O primeiro enviou depois uma declaração ao The Athletic onde revelou as suas ambições.
«Este é um momento excitante e histórico para a AFI (…). Tenho a esperança de que a seleção israelita participe num dos grandes torneios organizados pela CONMEBOL, talvez mesmo na Copa América», afirmou Zuares.
Orgullosos de ser parte de la gran familia @CONMEBOL . Juntos por el bien del juego y el compañerismo.
— ISRAEL FA (@ISRAELFA) April 11, 2024
The IFA is Proud to join the magnificent CONMEBOL family. Together, for the good of the play and camaraderie
ההתאחדות לכדורגל וקונמבול חתמו על הסכם שת"פ היסטורי. שינו זוארץ:… pic.twitter.com/yklC88Y0uj
A história da seleção de Israel é transcontinental.
Foi um membro fundador da Confederação Asiática de Futebol e ganhou a Taça Asiática em 1964, sendo que 10 anos depois saiu da Confederação, após várias outras seleções se recusarem a jogar contra a equipa. Juntar-se-ia oficialmente à UEFA em 1994, sendo que nunca se qualificou para um Campeonato da Europa.
Desde outubro passado que Israel não joga em casa, devido ao conflito bélico do país com o Hamas, por decisão da própria UEFA.
Caso a participação de Israel na Copa América se confirme, esta não seria a primeira seleção fora do continente americano a entrar na mesma – o Japão tomou parte em duas edições e o Catar numa.
A Copa América deste ano terá lugar nos Estados Unidos com as 10 seleções que fazem parte da CONMEBOL, juntamente com outras seis da CONCACAF (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caraíbas).