Schjelderup «mais maduro» destacou papel de Mourinho
Andreas Schjelderup reconheceu o impacto de José Mourinho no desenvolvimento ao longo da época. O extremo norueguês, em declarações à VG, admitiu que poder trabalhar com «um dos treinadores mais lendários de sempre» é «um sonho e muito bom».
Schelderup admitiu que precisou «de algum tempo» para se habituar à convicência diária com Mourinho, que assumiu o comando técnico das águias em meados de setembro. O processo foi «algo longo», mas «terminou bem» no final da temporada: 10 golos e 7 assistências em 43 jogos.
O extremo explicou que se tornou «mais forte e mais maduro» com a ajuda de José Mourinho. «Ajudou-me a dar um enorme passo em frente ofensivamente e defensivamente e a ganhar mais potência no meu jogo para que possa render durante toda a partida. Sinto que me ajudou muito», reiterou.
A utilização de Schjelderup, ainda assim, foi intermitente até ao bis assinado contra o Real Madrid, a 28 de janeiro, que marcou o início da afirmação nos encarnados. «O facto de trabalhar no duro e não ter muito tempo de jogo foi aborrecido. Jogar todas as semanas tem sido muito bom», admitiu.
A parca utilização de Schjelderup, que foi titular em apenas três ocasiões, em 2025 sob o comando de Mourinho, podia ter custado a vaga para o Mundial-2026. «Durante o período em que não joguei muito tive muitas conversas com o Stale [Solbakken] sobre o Mundial. Comecei a pensar um pouco. Mas felizmente tudo correu bem».
José Mourinho destacou a evolução de Schjelderup, na conferência de imprensa de antevisão á última jornada da Liga, no Estoril, a 15 de maio: «Comparar o Schjelderup de há uns meses atrás com o Schjelderup de hoje é impossível de o fazer; não há nenhum ponto de comparação. A única coisa que é igual é aquela cara de menino. Tudo o resto não há nada comparável, nem do ponto de vista físico, nem do ponto de vista tático, nem do ponto de vista mental.»
O técnico do Benfica considerou que o extremo norueguês tinha «motivos para estar orgulhoso» e podia tornar-se «num caso verdadeiramente sério de talento».