Gustaf Lagerbielke no Estádio José Alvalade. Foto: IMAGO
Gustaf Lagerbielke no Estádio José Alvalade. Foto: IMAGO - Foto: IMAGO

SC Braga: Vicens tem no comandante sueco o seu homem de confiança

Gustaf Lagerbielke é o segundo jogador com mais minutos na formação arsenalista, ficando apenas atrás do guarda-redes Lukas Hornicek; recém-chegado é aposta consistente do técnico espanhol em qualquer sistema tático

Ainda estamos em outubro, mas o SC Braga já soma 16 jogos na presente temporada. Entre as pré-eliminatórias da Liga Europa e o início do campeonato nacional, há um nome que se destaca entre os mais utilizados por Carlos Vicens. Gustaf Lagerbielke é o segundo jogador com mais minutos no plantel arsenalista, com um total de 1.115, ficando apenas atrás do guarda-redes checo Lukas Hornicek (1.380 minutos).

O central sueco tem sido aposta frequente do técnico espanhol, com participação em 14 partidas - 12 como titular e duas como suplente -, encaixando na equipa independentemente do sistema tático escolhido pelo treinador. Recorde-se que também já jogou a lateral-direito, porém com o regresso dos três defesas tem integrado as escolhas iniciais há cinco jogos consecutivos.

Desde que falhou a jornada 5 (derrota caseira por 0-1 com o Gil Vicente) devido a um problema físico contraído ao serviço da seleção da Suécia, Lagerbielke não mais deixou o onze, sendo claramente o homem de confiança do timoneiro dos bracarenses.

O defesa, de 25 anos, chegou ao clube este verão proveniente do Celtic a troco de cerca de 2,5 milhões de euros que podem ascender aos 3 M€ mediante objetivos individuais e vai-se impondo como um dos líderes da equipa.

Em campo, o seu nível exibicional vem em crescendo, sendo que depois de ter estado irrepreensível no seu regresso à Escócia, no triunfo por 2-0 no Celtic Park, voltou a realizar um bom jogo frente ao Sporting. Apesar de ter sido ultrapassado por Pote no golo dos leões, acabou por se tornar numa das figuras do encontro ao ter sofrido a falta para penálti que garantiu o empate dos minhotos no Estádio José Alvalade.