Avançado espanhol voltou aos golos no campeonato e deu o triunfo aos arsenalistas no reduto dos famalicenses - Foto: Hugo Delgado/LUSA
Avançado espanhol voltou aos golos no campeonato e deu o triunfo aos arsenalistas no reduto dos famalicenses - Foto: Hugo Delgado/LUSA

SC Braga: reforço milionário 'reaparece' e promete explodir

Pau Víctor, contratação mais cara da história dos arsenalistas, chegou ao quinto golo na época, mas no campeonato já não marcava… desde a 1.ª jornada. Depois do tento ao Tondela, faturara na Europa e na Taça da Liga. Luta pela titularidade

Só o facto de ter sido contratado ao Barcelona já era, por si só, um dado absolutamente relevante. Mas no momento em que foi apresentado na Pedreira ficou também a saber-se que Pau Victor já estava a ter ainda mais dimensão: tornou-se o jogador mais caro da história do SC Braga, que por ele pagou 12 milhões de euros – aos quais poderão acrescer mais €3 M mediante a concretização de bónus coletivos e individuais - ao emblema catalão.

As expectativas dos adeptos arsenalistas ficaram imediatamente em níveis bastante elevados e a verdade é que Pau Victor entrou no campeonato a… faturar, apontando o segundo golo do triunfo (3-0) dos guerreiros na receção ao Tondela, no dia 10 de agosto. Depois disso, e ainda durante o mesmo mês, o camisola 18 voltou a festejar mais duas vezes, ambas diante do Lincoln Red Imps, na 1.ª e 2.ª mãos do play-off de acesso à UEFA Europa League.

Seguiu-se um período de menor fulgor do espanhol, que nos nove jogos seguintes em que foi utilizado (cinco vezes titular e quatro como suplente utilizado) não conseguiu fazer o gosto ao pé. A veia goleadora voltou a ser acionada a 29 de outubro, por ocasião da goleada (5-0) imposta ao Santa Clara, nos quartos de final da Allianz Cup. Nesse embate com os açorianos, refira-se, Pau Victor esteve também em evidência nas assistências (2).

Depois disso assistiu-se a nova travessia no deserto no que a tentos apontados diz respeito, mas o avançado, de 24 anos, voltou a ser feliz no principal escalão do futebol português. E mais do que feliz foi… decisivo: ontem, diante do Famalicão, ofereceu os três pontos – e consequente subida ao 5.º lugar da tabela classificativa – aos bracarenses.

Contas feitas, Pau Victor (que tem contrato até 2030 e uma cláusula de rescisão de €50 M) leva 23 jogos, cinco golos e duas assistências, estando a apenas dois tentos de igualar o que tinha feito ao serviço do Sabadell, na época 2022/2023. O melhor registo da carreira foi alcançado na equipa B do Barcelona, na temporada seguinte: 39 partidas, 20 tentos apontados e um passe mortífero.

Com a sequência de jogos que o SC Braga costuma ter – Liga, Europa League, Allianz Cup e Taça de Portugal – e não esquecendo a rotatividade que Carlos Vicens costuma implementar, é importante que todos os jogadores possam estar no seu melhor para que a equipa responda aos desafios. E Pau Victor parece estar a querer caminhar para o seu auge.