Artur Jorge concentrado no banco de suplentes em jogo disputado pelo SC Braga. Foto: Atlantico Press/Imago. - Foto: IMAGO

SC Braga quer evitar surpresas na Taça: «Não será por falta de aviso»

Artur Jorge quer foco no Rebordosa e não no Real Madrid. Ricardo Horta recuperado.

Artur Jorge pretende evitar surpresas, a denominada ‘Festa da Taça’, na partida desta quinta-feira, às 20h, da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, frente à equipa do Campeonato de Portugal, o Rebordosa. O treinador do SC Braga quer os jogadores focados e é essa a mensagem que tem transmitido nos últimos dias de trabalho. 

«Não será por falta de aviso. Tive o cuidado de dizer aos meus jogadores que é um jogo de responsabilidade, independentemente do adversário. Sem arrogância, somos mais fortes que este adversário e temos de olhar para esta competição como um todo. Não vamos cair no cliché do jogo a jogo. Sabemos onde queremos estar na conclusão desta competição e o percurso começa agora», alertou o técnico na conferência de imprensa de antevisão à partida.

Aliás, o treinador dos minhotos tem a lição bem estudada e não cai no erro de partir para o desconhecido. «Não há desconhecimento. Tivemos três treinadores presentes nos últimos três jogos do Rebordosa. Não mudamos rotinas tendo em conta o adversário», ressalvou. 

A semana de trabalho foi diferente, devido às ausências dos jogadores (Serdar, Banza, Borja, Niakaté, Hornicek e Joe Mendes) nas respectivas seleções, mas Artur Jorge até apreciou o tempo disponível. «Serviu para consolidar processos, dinâmicas que temos implementadas, tendo por base o que temos feito no passado. Há sempre margem para melhorar e aprimorar para este ciclo até à próxima paragem das seleções», afirmou o treinador, de 51 anos.

Na época passada, os guerreiros do Minho alcançaram a final da Prova Rainha, tendo perdido para o FC Porto (0-2) e o técnico traça o mesmo objetivo para a presente temporada e tudo começa agora. «Volto a ressalvar que temos de respeitar o adversário, mas também a competição que agora iniciamos e temos de olhar para o jogo de hoje como um ponto de partida, estando focados naquilo que é o ponto de chegada. Que é a final», sublinhou.

Nos últimos dez anos o SC Braga somou duas meias finais e quatro finais, ganhando duas. Um atestado de consistência, sendo uma prova que Artur Jorge admite ser do seu agrado:  «Gostamos da Taça. Tem o atrativo de ser a eliminar e de não haver margem de erro.»

No entanto, é impossível separar este encontro da receção, na terça-feira, ao Real Madrid, na 3.ª jornada do Grupo C da Liga dos Campeões. Os espanhóis, por todo o histórico e palmarés (14 títulos europeus), são o clube que todos querem enfrentar, até pela notoriedade adjacente. Artur Jorge ainda não pensa nesse jogo, mas sabe, pois também já foi jogador, que é complicado desviar a atenção de um embate tão mediático. Mas, primeiro está o Rebordosa. 

«Obviamente que no subconsciente pode estar e estará o próximo jogo da Liga dos Campeões com o Real Madrid. Mas, o profissionalismo e o trabalho dizem-nos que temos de ir por etapas. A minha mentalidade é para ganhar e tenho de preparar a equipa para uma abordagem séria, competente e competitiva», explicou o técnico arsenalista.

Capitão está de volta após lesão

Artur Jorge, treinador do SC Braga, confirmou que Ricardo Horta está convocado para o encontro referente à 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. Recorde-se que o capitão dos minhotos foi dispensado dos trabalhos da Seleção Nacional, por Roberto Martínez, devido a problemas físicos, concretamente uma sobrecarga muscular. Aparentemente, o avançado de 29 anos, já recuperou e está entre as opções para partida frente ao Rebordosa.

Mas, não é a única confirmação pois Artur Jorge revelou ainda que os jogadores que estiveram ausentes, por compromissos internacionais, estão todos disponíveis. «Banza está convocado. Os que chegam hoje [quarta-feira] também, já os que chegam amanhã [quinta-feira] não estão convocados de certeza», partilhou o treinador. O avançado Simon Banza foi utilizado, como titular, no encontro particular desta terça-feira da República Democrática do Congo frente a Angola.

Quem está, definitivamente, de fora da partida frente à equipa do Campeonato de Portugal é Víctor Gómez, o lateral direito espanhol de 23 anos, continua a recuperar de uma lesão muscular na coxa esquerda. Um problema contraído no final de setembro, na deslocação do SC Braga ao reduto do Estrela da Amadora, sendo que foi mesmo substituído aos cinco minutos de jogo.

Arlindo Gomes conta com o apoio do público

Arlindo Gomes, treinador do Rebordosa, apoia-se nos seus adeptos para procurar surpreender o SC Braga jogando em casa. «Parte do sucesso que a equipa tem obtido, nomeadamente, na Taça de Portugal deve-se aos adeptos. Têm-nos acompanhado para todo o lado e acredito que estejam presentes a dar uma força tremenda à equipa», afirmou na antevisão à partida partilhada nas redes sociais do clube.

Ambição não falta na equipa que disputa a Série B do Campeonato de Portugal e que ainda não perdeu na presente temporada: «Queremos, tal como os nossos adeptos, vencer o jogo, mas sabemos das dificuldades e limitações que temos.»

O técnico está consciente das dificuldades que vai encontrar, perante um adversário poderoso. «Sabemos da dificuldade do jogo, é um opositor diferente. Estamos em Rebordosa há quatro épocas e apenas temos uma derrota em casa, mas no campeonato. A Taça de Portugal é uma competição diferente, o SC Braga é um adversário poderoso. Na nossa perspetiva seria extraordinário conseguir disputar o jogo taco-a-taco», sublinhou.