Remco Evenepoel vencedor nos Emirados
Remco Evenepoel com 23 anos, campeão do mundo em titulo e que corre pela Soudal-Quick Step, sagrou-se vencedor da 5.º Volta aos Emirados Árabes Unidos, que faz parte do calendário World Tour, sucedendo a Tadej Pogaçar vencedor das ultimas duas edições. A ultima etapa com final em altitude em Jebel Hafeet, confirmou a supremacia de Evenepoel que foi segundo na meta, realizando uma corrida em que o mais importante passava por vencer a classificação geral.
Antes da subida final, a etapa com a extensão de 153 km que se iniciou no Hazza Bin Zayed Stadium, teve como referência a fuga de Jaakko Hanninen (AG2R), Maurice Ballerstedt (Alpecin), Michel Hessmann (Jumbo), Ignatas Konovalovas (Groupama) e Sam Welsford (Team DSM), que depois de atingirem uma diferença superior a 6 minutos, não tiveram capacidade para levar a fuga a bom porto, sendo absorvidos a 6 km da meta em plena subida. O ritmo imposto pela Soudal-Quick Step permitiu que Remco Evenepoel assumisse a liderança da corrida na companhia de Adam Yates (Emirates), Bouchard (Groupama), Kuss (Jumbo), Bilbao (Bahrain), Plapp (Ineos), Poels (Bahrain) e Tiberi (Trek).
Com a subida a deixar marcas nas pernas dos ciclistas o ataque de Yates reduziu substancialmente o grupo com Evenepoel a ser o único a ficar na roda do britânico. Confirmando atravessar um bom momento, a 3km da meta Adam Yates desferiu o ataque decisivo, com Evenepoel a não ter possibilidades de responder, com o ciclista da UAE-Team Emirates a cortar a meta com a diferença de 10 segundos para Evenepoel que venceu a classificação geral.
«Os últimos três quilómetros foram muito difíceis, consegui responder ao primeiro ataque de Yates, no segundo eu já estava no limite mas fui o único que consegui segui-lo. Fiquei feliz por vencer a classificação geral, terminei em segundo as duas chegadas em altitude e estou orgulhoso porque é a minha primeira vitória com a camisola de campeão do mundo e um sinal muito bom para o Giro. Também é especial porque a minha esposa é marroquina e vencer nos Emirados Árabes Unidos deixa um duplo sabor de boca. Vou para casa com uma sensação muito boa, foi a minha primeira corrida em altitude na qual eu tinha ambições que se vieram a confirmar ao longo doas etapas. Ganhei mas sei que ainda posso melhorar muito», afirmou Evenepoel que regressa à competição na Volta à Catalunha que se inicia no dia 20 em Sant Feliu de Guíxols. Adam Yates que se estreou pela UAE-Team Emirates, registou a primeira vitória da temporada;
«A equipa e os meus companheiros acreditaram em mim, a vitória é para eles. Ataquei muito cedo porque sabia o que tinha que fazer, o objetivo era vencer a etapa mas no final acabei por ficar nos lugares do pódio o que me deixou muito feliz», declarou Adam Yates vencedor da competição em 2020.
A última etapa provocou várias alterações nos dez primeiros da geral, Adam Yates subiu de 10.º para 3.º, Pello Bilbao desceu de 3.º para 4.º e Sep Kuss subiu de 12.º para o 5.º lugar. Remco Evenepoel juntou à geral a juventude, Tim Merlier (Soudal) venceu os pontos e a UAE-Team Emirates por equipas.
CLASSIFICAÇÕES
7.ª ETAPA
1.º Adam Yates (Gbr/Emirates) 3.29,42 h à média de 43,777 km/h;
2.º Remco Evenepoel (Bel/Soudal) a 10 s;
3.º Geoffrey Bouchard (Fra/AG2R) a 42 s;
4.º Sepp Kuss (Usa/Jumbo) a 47 s;
5.º Pello Bilbao (Esp/Bahrain) a 54 s.
GERAL:
1.º Remco Evenepoel (Bel/Soudal) 23.25,26 h;
2.º Luke Plapp (Aus/Ineos) a 59 s
3.º Adam Yates (Gbr/Emirates) a 1,00 m;
4.º Pello Bilbao (Esp/Bahrain) a 1,03 m;
5.º Sep Kuss (Usa/Jumbo) a 2,06 m.
PALMARÉS
2023 Remco Evenepoel (SOQ)
2022 Tadej Pogaçar (UAD)
2021 Tadej Pogaçar (UAD)
2020 Adam Yates (MTS)
2019 Primoz Roglic (TJV)