Remco Evenepoel é o novo camisola amarela da Volta ao Algarve (IMAGO)

Remco Evenepoel e a vitória no contrarrelógio: «Tive melhores pernas do que toda a gente»

Belga da Soudal Quick-Step venceu o exercício individual contra o tempo em Albufeira, a quarta etapa da Volta ao Algarve, e conquistou a camisola amarela

Remco Evenepoel diz que teve melhores pernas do que os adversários no contrarrelógio, este sábado, na quarta etapa da 50.ª edição da Volta ao Algarve, que lhe permitiu ser o mais rápido nos 22 quilómetros do percurso em Albufeira e conquistar a camisola amarela. 

«É a minha primeira vitória com a camisola arco-íris. Estava muito motivado, porque havia muitos adversários fortes. Parece que tive melhores pernas do que toda a gente, por isso estou super orgulhoso do meu contrarrelógio. Muito feliz», começou por declarar o novo camisola amarela da corrida portuguesa.

«Penso que temos uma equipa muito forte, já o demonstrámos na etapa do Alto da Foia. Penso que estamos preparados para defender [a liderança] amanhã [domingo] e quem sabe lutar por outra vitória de etapa e pela camisola amarela, obviamente», afirmou o corredor da Soudal Quick-Step.

«Já me sentia confiante com uma equipa muito forte em meu redor. Tenho colegas muito fortes, o que já me dá confiança e motivação extra. Penso que o resultado de hoje [sábado] prova ainda mais que estamos preparados para ir à luta amanhã [domingo], numa etapa dura», sublinha o belga, campeão mundial de contrarrelógio.

«Preciso primeiro de chegar ao risco de meta [na etapa de domingo], mas penso que seria um momento importante e honroso da minha vida e da minha carreira ser o primeiro [estrangeiro] a ganhar por três vezes. E seriam três vitórias [na geral] em três participações. Seria um início muito bom da minha época de 2024», afirmou o jovem de 25 anos.

«Todos os ciclistas que ainda estão perto da camisola amarela são perigosos. Penso que o Daniel Martínez esteve bastante forte na quinta-feira [na Fóia]. Tentaremos novamente [ganhar]. Definitivamente, a BORA-hansgrohe e a Visma-Lease a Bike terão planos para a etapa de amanhã [domingo], mas temos de centrarmo-nos em nós e acreditar na nossa força», reiterou Evenepoel. 

«[Nunca esquecerá Portugal?] Nunca. Na última semana, tive uma vitória muito bonita [na Clássica da Figueira] e, se ganhar esta prova [Volta ao Algarve], terei vencido todas as corridas que disputei em Portugal. É um país com o qual tenho uma boa relação. Estou muito feliz com a minha prestação hoje e com o bom ‘feeling’ que tenho aqui [Portugal]», concluiu.