Rafael Leão
Rafael Leão - Foto: IMAGO

«Rafael Leão é o melhor da Serie A»

Alessandro Florenzi, antigo lateral de Milan e Roma, não tem dúvidas

O Milan venceu a Lazio no sábado e subiu ao topo da Serie A, aproveitando a derrota da Roma com o Nápoles.

Rafael Leão, de novo a formar dupla com Nkunku no centro do ataque, no 3x5x2 de Massimiliano Allegri, fez o único golo da partida e foi tema de conversa, na noite de domingo, no programa Club, da Sky Sports.

«Onde prefiro ver o Rafael Leão jogar? Depende sempre do sistema tático. Allegri pensou primeiro na solidez da equipa. Optou por uma defesa a cinco, depois por três médios. Ficam dois avançados na frente. E desde a lesão de Pulisic, o Leão marcou cinco golos e fez uma assistência. Para mim, quer jogue na esquerda ou no centro do ataque, Leão é o jogador mais forte da Serie A», determinou Alessandro Florenzi, antigo lateral-direito da Roma e do Milan — onde jogou ao lado do português de 2021 ao último verão, quando terminou a carreira.

Já o antigo guarda-redes Luca Marchegiani manifestou mais dúvidas sobre se este sistema é o mais indicado para Rafael Leão: «É o jogador mais forte e decisivo do Milan, mas isso não significa que a sua posição atual seja a mais eficaz. Na primeira parte esteve pouco envolvido no jogo. Jogou como ponta de lança e rematou apenas duas vezes, não podemos exaltar uma exibição assim. As suas qualidades são muito superiores ao que está a demonstrar.»

Já o antigo defesa Giuseppe Bergomi considera que Allegri fez bem em privilegiar a segurança defensiva e em dar liberdade ao português. «Ao Milan basta muito pouco para ganhar. Uma única jogada é suficiente, enquanto outras equipas precisam de fazer muito mais. Porquê? Por causa dos jogadores que tem na frente», considerou, no mesmo programa da Sky Sports.

Rafael Leão tem 6 golos em 11 jogos esta época — lesionou-se no primeiro jogo da temporada, da Taça, e só voltou no final de setembro. O golo frente à Lazio foi o 76.º pelo Milan (igualou o histórico Paolo Virdis), em 270 jogos.