Proença confiante antes da final do Mundial Sub-17: «O futuro do futebol português está assegurado»
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Proença, já se encontra no Catar para apoiar a Seleção Nacional Sub-17, que esta tarde disputa a final do Campeonato do Mundo frente à Áustria. O encontro está agendado para as 16h00 de Portugal Continental.
Acompanhado pelo secretário-geral Rui Caeiro, Proença encontrou-se com a comitiva portuguesa na manhã desta quinta-feira, cumprimentando cada um dos seus membros e expressando votos de sucesso para um dia que pode entrar para a história do desporto nacional.
Em declarações aos jornalistas presentes no hotel da equipa, o líder federativo destacou o estado de espírito dos jovens jogadores. «A equipa está muito animada. São jovens que, após um percurso que eu diria imaculado, têm hoje a noção de que podem fazer história», afirmou.
Pedro Proença sublinhou a importância do momento, traçando um paralelo com a «geração de ouro» que venceu o Mundial há 34 anos. «Podermos ser novamente campeões do mundo, 34 anos depois, mas muito mais do que isso, é assegurar o futuro do futebol português. Isso é algo que já conquistámos», declarou, elogiando a capacidade contínua de Portugal em formar novos talentos.
«Retenham o nome destes meninos, que serão de certeza absoluta as nossas estrelas do futuro», acrescentou o presidente da FPF, visivelmente orgulhoso.
O dirigente fez ainda questão de reconhecer o papel fundamental dos clubes no desenvolvimento dos atletas. «Nada disto acontece se os clubes não investissem o que investem nas suas academias e no desenvolvimento do talento. Este trabalho só é possível porque os clubes o fazem», explicou, mencionando o desafio da transição dos juniores para as equipas seniores.
Proença enalteceu também o trabalho desenvolvido pelas administrações anteriores da FPF, afirmando que a atual direção deu continuidade a um processo de sucesso. «O futebol português tem muitíssima qualidade. Não é por acaso que um país pequeno consegue produzir tanto talento. Isto acontece porque, ao contrário do que muitos dizem, somos organizados e sistematizados», defendeu.
O presidente da FPF concluiu, destacando uma nova mentalidade vencedora no seio da federação. «Há efetivamente uma nova cultura de vitória. Sempre que Portugal entra numa competição, é candidato a ganhar. Penso que isto representa uma mudança de página, que tem sido reforçada pelos títulos que conquistámos nos últimos meses, elevando o ego de todos os portugueses.»
A final entre Portugal e a Áustria será disputada no Estádio Internacional Khalifa, em Doha, com transmissão em direto na RTP 1 e no Canal 11 a partir das 16h00 (hora de Portugal Continental).