Prodígio de 17 anos elimina Sabalenka e alcança semifinal de Roland Garros
Com uma exibição notável, Mirra Andreeva alcançou pela primeira vez na carreira a semifinal de Roland Garros. Com apenas 17 anos, é a mais jovem tenista a alcançar esta fase do torneio francês desde 1997, quando Martina Hingis também o fez.
E foi a derrotar a número dois mundial, Aryna Sabalenka, que a russa conseguiu este feito. Ao fim de duas horas e meia, Andreeva executava um lob perfeito para selar o triunfo, por 2-1, com os parciais de 6/7 [5-7], 6/4 e 6/4.
What a way to qualify for your first Grand Slam semi-final 🤯#RolandGarros pic.twitter.com/GLSO8LX6tD
— Roland-Garros (@rolandgarros) June 5, 2024
A tenista de 17 anos ainda perdeu o primeiro set no tiebreak, contra a bielorrussa que se mostrou algo limitada fisicamente. Mesmo assim, Sabalenka recuperou de break de desvantagem e venceu o primeiro set. Contudo, a russa não desanimou perante o resultado e confirmou a reviravolta nas seguintes partidas.
Na entrevista em court, conduzida por Mats Wilander, a semifinalista revelou que nem sequer tinha um plano para bater Sabalenka! «Táticas? Não sei, não tenho nenhum plano, jogo como quero. Quando vejo um espaço no court jogo para aí. Eu e a minha treinadora tínhamos um plano mas não me lembrei do mesmo no encontro [risos]. Ás vezes lembro-me de algumas coisas.
Keep playing that way, Mirra 😃#RolandGarros pic.twitter.com/nfaYYaQE0j
— Roland-Garros (@rolandgarros) June 5, 2024
Por um lugar na final, Andreeva vai defrontar Jasmine Paolini, italiana de 28 anos que também se vai estrear nesta fase de um torneio Grand Slam, depois de derrotar Elena Rybakina.
Para a bielorrussa, a derrota, que dita a sua eliminação do major gaulês, significa ainda que vai perder o segundo lugar da hierarquia mundial. No seu lugar, vai surgir Coco Gauff, que está nas 'meias' de Roland Garros, com encontro marcado com a campeã em título e número um feminina, Iga Swiatek.