Rui Costa e Frederico Varandas sorridentes antes de um dérbi em Alvalade. Foto: Miguel Nunes
Rui Costa e Frederico Varandas sorridentes antes de um dérbi em Alvalade. Foto: Miguel Nunes

Presidente do Benfica acusa: «Sporting está a ser beneficiado»

Rui Costa revela razões de queixa das águias inclusivamente em relação à temporada passada

Rui Costa, presidente do Benfica e candidato à presidência do clube, explicou, em entrevista à Now, que não vai responder às palavras de Frederico Varandas, presidente do Sporting, mas deixou acusações graves.

«O presidente do Benfica não tem de responder ao presidente do Sporting, tem de olhar para o futebol português e perceber o que se está a passar. Não é a nossa forma de estar, mas não estamos a esconder nada porque as coisas estão bem visíveis. Na final da Taça, do lado do Sporting, chegaram a dizer que não viram pisadela nenhuma [de Matheus Reis a Belotti], não é aquilo que quero para o futebol português. Quero futebol português mais saudável, não quero é que pisem o Benfica e neste momento é o que sinto em relação ao Benfica, há coisas muito evidentes, há jogos com grandes evidências e sempre para o mesmo lado. Benfica evidentemente não pode estar tapado ou com olhos tapados a assistir ao que está a acontecer. O que aconteceu na final da Taça é demasiado marcante para não haver medidas que melhorem futebol português», explicou Rui Costa, sem se deter.

«Não estou a acusar A, B ou C de beneficiar, mas estamos a relatar evidências e quero que Conselho de Arbitragem, Federação e Liga observem. Que percebam o que está a passar-se. Mas não quero benefícios para o Benfica, quero jogos disputador dentro de campo, deveria ser assim e não é a isso que temos assistido», acrescentou.

Em áudio divulgado após a final da Taça de Portugal Rui Costa afirmava que o Sporting dominava o futebol português. Embora conteste conteúdo do áudio, reforça ideia: «Não foram casos discutíveis, foram claros e evidentes, Benfica manifestou-se na altura e naquela noite estava revoltado. Vinha da final da Taça, vinha de um penálti contra o Arouca em casa, considerado penálti com a cabeça, e  vinha de um jogo Santa Clara-Sporting, com penálti claríssimo contra o Sporting na decisão do título, três ou quatro jornadas antes do fim do campeonato. Não sei se era para beneficiar o Sporting ou para prejudicar o Benfica, eu senti-me prejudicado. Este jogo da Taça… é como se entrasse no Museu Cosme Damião e me tivessem tirado de lá a Taça. Mas não estou a acusar ninguém individualmente, estou a acusar o organismo futebol nacional. Se acho que o Sporting neste momento está a ser beneficiado? Eu acho que sim! Não sei se é porque domina, tendo a confiar nas pessoas e espero não me enganar. Vamos discutir o jogo do Estoril? Se era penálti? Se era fora de jogo? Quem disser que o golo do Sporting não é fora de jogo tem de explicar o golo do Sporting um ano antes que nos tira da Taça de Portugal, exatamente igual. Queremos explicações.»

Rui Costa finalizou o tema: «Benfica quer disputar o campeonato dentro de campo. Jogo do Estoril evidencia que o Sporting foi beneficiado. Conselho de Arbitragem tem de responder a isto. Árbitro da final da Taça disse que fizeram o luto à final da Taça, agora há que fazer o luto do Estoril também, foi o mesmo árbitro.»