Marcelo Rebelo de Sousa (MANUEL DE ALMEIDA/LUSA)
Marcelo Rebelo de Sousa (MANUEL DE ALMEIDA/LUSA)

Presidente começa a ouvir os partidos esta terça-feira

O PAN é o primeiro

O Presidente da República vai ouvir, a partir desta terça-feira e até dia 20, os partidos e coligações que obtiveram representação parlamentar depois das eleições legislativas de domingo. As audições começam com o PAN e acabam com a AD.

«Na sequência das eleições para a Assembleia da República ontem realizadas, o Presidente da República ouvirá, a partir de terça-feira, os partidos políticos e coligações que nela estarão representados, tendo em conta os resultados provisórios anunciados pelo Ministério da Administração Interna e sem prejuízo dos círculos que ainda falta apurar, no seguinte calendário», diz uma nota publicada no sítio oficial da Presidência da República.

Cada partido ou coligação terá um dia. Esta terça-feira será o PAN, na quarta-feira o Livre, na quinta-feira a coligação CDU (PCP/PEV), na sexta-feira o BE e no sábado a Iniciativa Liberal. Na próxima semana, ouvirá no dia 18 o Chega, no dia 19 o PS e no dia 20 a coligação AD (PSD/CDS-PP/PPM).

De acordo com resultados provisórios – falta apurar quatro deputados do círculo da emigração, conhecidos precisamente dia 20 -, a Aliança Democrática (AD), obteve 1.810.871 votos, 29,49% do total, e 79 mandatos; o PS teve 28,7 por cento, com 77 deputados. A terceira força política foi o Chega, com mais de um milhão de votos (18,1%) e 48 deputados eleitos, quadruplicando a representação parlamentar. Seguiu-se a IL com 5,08% e oito deputados, o BE, com 4,46% e cinco eleitos, a CDU, que com 3,30% elegeu quatro deputados do PCP, o Livre, com 3,26% e também quatro deputados, e o PAN, com 1,93% e um deputado.

A abstenção foi de 33,8 por cento.