Pogacar: «Foi das corridas mais difíceis da minha vida»
Tadej Pogacar chegou à Paris-Roubaix com a clara missão de tornar-se o primeiro vencedor do Tour a conquistar o inferno do norte desde 1981, quando Bernard Hinault juntou ao Tour a Paris-Roubaix, mostrando que voltistas também sabem andar no pavé.
Mas não conseguiu. O esloveno foi traído por uma queda a 38 quilómetros da meta e pela experiência e qualidade de Mathieu van der Poel que conquistou a clássica pela terceira vez consecutiva.
Riders having at least one podium in all the three Grand Tours, all the five monuments and the World Championships
— La Flamme Rouge (@laflammerouge16) April 13, 2025
- Eddy Merckx*
- Tadej Pogacar
*he also won all of them pic.twitter.com/gaoWShImEx
«Foi uma das corridas mais difíceis que fiz na minha carreira. É uma pena não ter computador [avariou na queda] nos últimos 40 quilómetros, porque penso que o final ia ser espetacular. Quando estávamos cinco, estava com alguns dos meus melhores dados de potência de sempre», disse Pogi que entrou debaixo de aplausos no velódromo que dita o fim dos 259,6 quilómetros da prova.
Pogacar can do many superhuman things but being more skilled on the cobbles than MVDP is not one of them. He learned his lesson the hard way. Overcooked the corner and crashed. #ParisRoubaix pic.twitter.com/4oQWROdrkP
— Mihai Simion (@faustocoppi60) April 13, 2025
Quanto à queda que hipotecou o seu plano, Pogacar explicou que estava a olhar para as motos que seguiam à sua frente e não as viu curvar. «Quando cheguei à curva, ia mesmo depressa, porque estava vento traseiro e eu estava a atacar. Ia demasiado rápido», assumiu o corredor que se tornou o primeiro vencedor do Tour a subir ao pódio da histórica corrida francesa, nos últimos 50 anos, depois de, em 1975, Eddy Merckx ter sido segundo, após conquistar a quinta e última Volta a França.
.@mathieuvdpoel sobre sua corrida:
— O País Do Ciclismo (@opaisdociclismo) April 13, 2025
“Ganhar frente de Pogacar tem um sabor especial. Se ele não tivesse cometido aquele erro, provavelmente teríamos chegado juntos e decidido as coisas ao sprint. Tê-lo deixado para trás teria sido muito difícil. Mas as corridas são assim.… pic.twitter.com/cwzs5UpVgW