Paulinho marca na final e é campeão no México

Toluca vence campeonato Abertura depois de se impor numa decisão de penáltis louca

O Toluca deu a volta ao Tigres com a ajuda de Paulinho e sagrou-se, esta madrugada, campeão mexicano pela segunda vez seguida. O português, que acabou por sair lesionado em cima dos 90 minutos, vence assim o seu quarto troféu desde que saiu para o México.

Na segunda mão da decisão do Abertura, o Toluca tinha de vencer para dar a volta a desvantagem de 0-1 da primeira mão, mas a final acabou por se decidir numa série de penáltis quase interminável, depois de um 2-1 no final dos 120 minutos.

A jogar no Nemesio Díez, o fator casa não se fez logo notar e Gorriaran marcou para o Tigres logo aos 14 minutos, para colocar a eliminatória em 2-0. Mas o Toluca não desistiu e ainda antes do intervalo chegou ao empate por Helinho, aos 40 minutos.

Helinho serviu depois Paulinho, aos 52, para a reviravolta no marcador e empate na eliminatória.

O prolongamento passou sem golos e foi preciso ir aos penáltis com todo o drama associados: foi um festival de remates falhados e foram precisas 24 tentativas para Alexis Vega, que jogou lesionado, fazer o penálti decisivo e o Toluca vencer por 9-8. Com o desempate em 8-8, o Tigres falhou dois, o Toluca outros dois, o Tigres novamente, e finalmente Vega a acertar.

Depois de ter conquistado o Clausura, a Taça Campeones e o Campeón de Campeones, este é o quarto título para Paulinho.

(em atualização)