Os agradecimentos do guarda-redes no momento de fechar a carreira

Patrício acredita na conquista do Mundial: «Agora é um novo dia. Acredito que é muito possível»

Na sua retirada, guardião incentiva companheiros a serem «ambiciosos» e não lamenta o facto de não estar presente no Mundial 2026 enquanto jogador. Recorda os nomes que o inspiraram no início da sua carreira

Durante a cerimónia de homenagem na qual oficializou a sua retirada, Rui Patrício dirigiu-se aos companheiros de equipa que deixa na Seleção Nacional, incentivando-os a «ser Portugal» e tudo fazer pela conquista do Mundial 2026.

Galeria de imagens 15 Fotos

«Agora, é um novo dia. Aos jogadores que vão lá estar presentes, sabem que carrego uma herança de esforço e orgulho. Por isso, sejam ambiciosos, sejam verdadeiramente Portugal, joguem por vocês, pelos vossos e pelo símbolo que têm ao peito», dirigiu à equipa das Quinas, que representou na última década e meia.

Depois, perante a imprensa presente, o retirado guarda-redes, campeão europeu por Portugal, mostrou-se convicto de que a equipa nacional poderá sagrar-se, em 2026, campeã do mundo nos Estados Unidos, México e Canadá, sem lamentos por não fazer parte desse lote de atletas. «Não, porque hoje eu decidi acabar a minha carreira, era impossível estar lá a jogar. Sem dúvida, acredito que [o título] é muito possível», atirou.

Hoje entre os melhores guarda-redes que representaram a seleção portuguesa, Patrício revela os nomes daqueles o que inspiraram no início da sua carreira. «Acompanhava sempre os guarda-redes portugueses, na altura era o Vítor Baía e depois, também, quando cheguei ao Sporting eram o Nelson, o Schmeichel e o Tiago, com quem depois tive a sorte de poder trabalhar», recordou, com orgulho.