Nuno Borges: agora venha Djokovic!
Nuno Borges qualificou-se para os quartos de final do ATP 250 de Atenas, ao virar o resultado diante do norte-americano Eliot Spizzirri e marcou encontro inédito - e certamente especial - com o tenista mais ganhador de todos os tempos, Novak Djokovic.
O maiato, número um português e 46.º do ranking mundial, superou o adversário neste encontro dos oitavos de final do torneio da capital grega, 96.º da hierarquia ATP, em três sets, perdendo o primeiro por 7-5, mas revelando-se superior nos dois parciais seguintes, em que triunfou por 6-3 e 6-4, num encontro com duração total de duas horas e cinco minutos.
Borges virou um encontro de set abaixo pela 15.ª vez em 2025 (ninguém tem mais) e venceu o seu 16.º set decisivo do ano (só o canadiano Félix Auger-Aliassime tem mais, com 19).
O tenista luso, de 28 anos, tinha vencido na primeira ronda o grego Sfetanos Sakellaridis (290.º ATP), por 7-6 e 6-3, e impôs-se a Eliot Spizzirri principalmente com superior eficácia de resposta ao serviço, refletida nos 36 pontos conquistados face aos 26 do tenista dos Estados Unidos. O português esteve igualmente superior ao adversário nos pontos ganhos no primeiro serviço, embora o norte-americano – que começou este torneio a necessitar de superar a fase de qualificação - tenha obtido maior números de ases (11 contra 8).
Nuno Borges, sexto cabeça de série do torneio helénico, está a superar positivamente as derrotas na ronda de estreia nos Masters 1000 de Viena e de Paris, as duas mais recentes competições em que participou, e vai medir forças nos quartos de final com Novak Djokovic, primeiro cabeça de série e quinto jogador do mundo, no primeiro duelo de sempre entre ambos os tenistas, programado para quinta-feira.
Para garantir a presença no encontro com Nuno Borges, a estrela sérvia derrotou o chileno Alejandro Tabilo (89.º) também em três sets, por 7-6 (3) e 6-1.
No torneio de Atenas marca também presença Francisco Cabral, na variante de pares, formando equipa com o austríaco Lucas Miedler (segundos cabeça de série do torneio), que defronta esta quarta-feira os wildcard (dupla que beneficiou de convite da organização para participar) gregos Dimitris e Stefanos Sakellaridis, na primeira ronda.