Sorato Shimizu posa orgulhosamente na linha de chegada

Novo Bolt? Japonês ameaça recorde mundial dos 100m aos 16 anos (vídeo)

Sorato Shimizu percorreu distância em apenas 10 segundos, apenas a 42 centésimos de segundos do recorde mundial estabelecido pelo lendário velocista jamaicano, em 2009

O jovem velocista japonês Sorato Shimizu, de apenas 16 anos, protagonizou um feito impressionante ao correr os 100 metros em exatamente 10,00 segundos, durante a final do Campeonato Escolar, realizada neste sábado em Hiroshima. Nunca antes um atleta com a esta idade havia alcançado tal marca.

Embora não se trate de um recorde mundial — uma designação que não existe oficialmente para esta faixa etária —, o tempo de Shimizu representa o melhor desempenho de sempre a nível mundial na categoria sub-18. O jovem, nascido em 8 de fevereiro de 2009, superou assim marcas anteriores estabelecidas pelo norte-americano Christian Miller e pelo tailandês Puripol Boonson, ambos com registos de 10,06 segundos na mesma categoria.

«Eu estava determinado a correr abaixo dos 10 segundos na final. Estou feliz por ter estabelecido um recorde a nível escolar», disse Shimizu, que superou o padrão de qualificação para os campeonatos mundiais de Tóquio, a realizar no próximo mês de setembro: «Gostaria de vivenciar os mundiais, se conseguir.»

Aluno da Escola Seiryo, na cidade de Kanazawa (província de Ishikawa), Shimizu não só se destacou entre os atletas da sua idade, como também igualou o quinto melhor tempo de sempre entre todos os velocistas japoneses. Além disto, esta marca coloca-o a apenas 42 centésimos de segundos do recorde mundial estabelecido pelo lendário Usain Bolt, em 2009

A impressionante performance do jovem prodígio coloca o Japão novamente em evidência no cenário do atletismo mundial e desperta grande expectativa sobre o seu futuro na modalidade.