Novidades sobre o 'reforço' do Sporting de que ninguém fala: Daniel Bragança
Mais uma vida para Daniel Bragança. A ganhar músculo e a colocar-se na linha de partida para lutar por um lugar no meio-campo. Símbolo de resiliência no balneário após duas roturas de ligamentos cruzados em poucos anos, o talentoso médio de 26 anos está mais motivado do que nunca para voltar a ter papel ativo na equipa.
Após 325 dias de paragem — na sequência da grave lesão sofrida no joelho esquerdo, em Alvalade, a 15 de fevereiro de 2025, diante do Arouca — Bragança tem recebido vários estímulos nas últimas semanas (com os primeiros minutos na equipa B e logo a seguir com uma presença no banco de suplentes na partida com o Vitória de Guimarães, das meias-finais da Taça da Liga) e a resposta foi positiva, permitindo encarar o futuro imediato com otimismo reforçado. Pois foram ultrapassados, com calma e ponderação, todos os desafios físicos e mentais que uma longa paragem obriga.
E não restam dúvidas: após o pesadelo dos últimos meses, Daniel Bragança já vê a luz ao fundo do túnel. Ainda longe do ritmo competitivo ideal, sem acelerar processos, mas a perspetiva dos responsáveis leoninos, sabe A BOLA, é que o médio possa somar já neste mês de janeiro os primeiros minutos na equipa principal. Mais importante do que esse regresso... trata-se de um recomeço a nível individual num Sporting ambicioso e que continua a ver em Bragança um elemento decisivo para o que resta da época.
VERSATILIDADE PARA SER 8 E 10
Rui Borges é um confesso apreciador das qualidades de Daniel Bragança. Não só por ver no médio, um dos capitães de equipa, um modelo de perseverança, mas pela sua versatilidade, podendo ocupar uma das posições como 8, mas também como 10, uma zona que tem sido ocupada por Trincão. Alternativa para duas posições, destacando-se pela visão de jogo, qualidade de passe e capacidade para controlar ritmos.
A contagem decrescente começou nos últimos meses. Dias divididos entre trabalho de ginásio, reforço muscular e a normal progressão controlada no relvado. Foi reintegrado no plantel no final de 2025 e segue-se o derradeiro passo: somar minutos, ganhar confiança e mostrar estar preparado para suportar uma exigência de nível elevado.
MEIO-CAMPO LOTADO!
Meio-campo lotado. Com cinco soluções disponíveis! Se na época passada, há cerca de um ano, a onda de lesões afetava o meio-campo (com lesões de Hjulmand, João Simões, Morita ou o próprio Bragança), nesta fase, perante idêntico (e inusitado...) ciclo de baixas, eis que o miolo do leão está... intacto.
E se Hjulmand, capitão, tem lugar garantido, a posição 8 é, provavelmente, aquela que ainda não tem um verdadeiro dono esta temporada. Morita foi quem arrancou em 2025/2026, o reforço Kochorashvili também por lá passou e teve essa oportunidade e agora é João Simões com esse estatuto. Resta Daniel Bragança que caminha a passos largos para voltar a baralhar estas contas...