Sporting entra na corrida pelo título de sub-19
O Sporting conseguiu a qualificação para a fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional de sub-19 (juniores), ao vencer este sábado o Académico de Viseu, por 2-0. Miguel Almeida inaugurou o marcador aos 7’, assistido por Atanásio Cunha, e Chris Grombahi fechou as contas aos 33’, após recuperação de bola de André Machado em zona adiantada.
Depois de terem falhado a qualificação na época passada – os leõzinhos terminaram, na altura, a primeira fase no 5.º lugar -, a equipa de sub-19 do Sporting voltou a sentir problemas esta temporada. Empate em casa com o Santa Clara, no final de 2025, e derrota na visita ao Benfica, há uma semana, atiraram os leões para o 3.º lugar, à mercê de Santa Clara e Académico de Viseu – apuraram-se os primeiros quatro classificados.
Mas a equipa de José João não falhou no momento decisivo. Mesmo bastando-lhe o empate, impôs-se ao adversário direto na corrida pelo apuramento, e o triunfo permitiu-lhe terminar esta fase no 3.º lugar, com 29 pontos em 18 jogos, a um ponto do 2.º, a União de Leiria, que mesmo já apurada venceu 2-0 em Alverca, e a sete do Benfica, que fechou com três pontos em Tondela (1-0).
O Santa Clara conseguiu a última vaga na fase de apuramento de campeão, ao bater fora o Torreense por 1-0.
Na zona norte, os quatro apurados – FC Porto, Gil Vicente, Rio Ave e Famalicão – já estavam encontrados à entrada para esta última jornada.
Curiosamente, dos oito clubes que vão discutir o título, apenas três estiveram na corrida na época passada: Benfica, que foi campeão, FC Porto, que foi vice-campeão, e Gil Vicente, que em 2024/2025 terminou no 5.º lugar.