Nico Paz, a próxima estrela do futebol mundial que está a chocar a Serie A
Nico Paz, lembrem-se do nome. O argentino é atualmente uma das maiores promessas do futebol mundial e certamente será uma das grandes estrelas nos próximos anos, pelo menos é isso que se perspetiva para o futuro do jovem de 21 anos.
O médio ofensivo está a espalhar magia ao serviço do Como, de Cesc Fàbregas, um pedido expresso do espanhol na temporada passada, e, depois de ser eleito o melhor sub-23 da Serie A em 2024/25 – 6 golos e 8 assistências em 30 jogos -, o jogador formado no Real Madrid está a rebentar com a Serie A neste início de época.
Nico Paz voltou a ser decisivo este domingo, na vitória caseira diante da Juventus (2-0), e não só fez a assistência para o primeiro golo com um cruzamento espetacular para a finalização de Kempf (4’), como ainda marcou um golaço aos 79’, em mais um momento brilhante e de classe pura em Itália.
Até agora, o número 10 leva quatro golos e quatro assistências em sete jogos e promete continuar a este nível exuberante. É o segundo melhor marcador da liga italiana, apenas atrás de Orsolini (5 tentos), e o melhor assistente, além de ser também um especialista em bolas paradas.
Paz também já é regularmente convocado por Scaloni para a seleção principal argentina e participou em ambos os particulares em outubro com a Venezuela (1-0) e Porto Rico (6-0), sendo titular no primeiro jogo e suplente utilizado no segundo. Leva seis jogos, mas ainda não se estreou a marcar nem a assistir pelo seu país. Terá essa oportunidade em mais particulares e muito possivelmente no Mundial 2026.
Proposta de €70M recusada
Depois de assegurar a subida à Serie A, o Como pagou seis milhões de euros ao Real Madrid pelo médio no verão de 2024, mas, entretanto, o valor do jogador já vai nos 55 milhões de euros, segundo o Transfermarkt, e o Tottenham até chegou a fazer uma proposta de €70M aos italianos, nos últimos dias de mercado.
No entanto, foi recusada, parecendo que a ambição do jogador é regressar aonde tudo começou: no Real Madrid, que ainda tem uma opção de recompra fixada em apenas 9 milhões de euros no próximo verão de 2026 e outra de 10 milhões de euros em 2027. Além disso, se os espanhóis decidissem vender Nico Paz no futuro, o Como receberia 50% de uma futura transferência.
«Sim, o Real pode exercer essa opção. E talvez seja o desejo legítimo de Nico, que cresceu nesse contexto, mesmo que se sinta maravilhosamente bem aqui. No entanto, ele joga em uma posição em que o Real já tem muitos jogadores», disse Carlalberto Ludi, diretor desportivo do Como, lembrando que os merengues têm Bellingham, Arda Guler e o compatriota Mastantuono.
Para já, tudo parece estar a correr bem para Nico Paz e Como, de Fàbregas, que ainda só perdeu um jogo esta temporada - em Bolonha (0-1) - e leva cinco vitórias e três empates. Depois do 10.º lugar na época de regresso ao principal escalão, a formação orientada pelo espanhol subiu ao sexto lugar e está a apenas três pontos do líder.