NBA cria emblema só para LeBron

Até ao final da temporada o extremo dos Lakers usará um logo na camisola de jogo que assinala a sua recordista 23.ª época na Liga, mas que será retirado no final das partidas, autenticado e colocado em cromos. Já só lhe restam 46 jogos para terminar a 'regular season'

Passados 83 dias após o arranque do 80.º campeonato e quando se está perto de atingir metade da regular season, constituída por 82 jogos, a Liga decidiu que o facto de LeBron James estar a disputar a 23.ª temporada, recorde da NBA, não pode passar em claro. Até porque não se sabe se aquele que é considerado um dos melhores de sempre, atualmente com 41 anos, estará de regresso em 2026/27. e o contrato com os Lakers termina em junho.

Assim, a poucas horas dos Lakers jogarem, esta segunda-feira, contra os Cavaliers, em Cleveland, clube que escolheu James como o número 1 do draft de 2003, e onde este atuou 11 temporadas, tendo levado a equipa à conquista do único título em 2015/16 em cinco presenças nos Finals, foi anunciado que esse máximo será assinalado na camisola de jogo de LeBron nos Lakers. E assim permanecerá nos 46 encontros que os californianos ainda têm para disputar na fase inicial, seguindo-se depois o play-off, que, no máximo, serão 28 caso chegue aos Finals.

Na parte superior do lado direito da camisola, oposto à publicidade, King James surgirá com um emblema que tem a sua silhueta no momento que se tornou tradicional na carreira de atirar o pó de talco ao ar com as mãos, junto à linha lateral, antes da partida começar. Por trás, o número 23 da temporada que está a atuar, e que utiliza na jersey, e três riscas: azul, vermelho e amarelo, simbolizando os clubes (Cavaliers, Heat e Lakers) por onde passou.

E nem a parte comercial desta iniciativa, que não tem antecedentes na NBA para apenas um jogador, foi descurada. Após cada partida o emblema será retirado por um dos responsáveis de equipamento dos Lakers, datado e depois entregue ao fabricante de cromos Topps, com ligação à Liga há 16 anos, para ser autenticado e colocado num cromo.

Significa isso que será mais difícil ao quatro vezes campeão e 21 All-Star oferecer ou trocar as suas camisolas no final antes que o emblema seja retirado.

LeBron James

Ainda há três dias ofereceu uma à estrela dos Bucks Giannis Antetokounmpo, a pedido deste, porque não se defrontavam já há alguns anos. Apenas se cruzam duas vezes por época e houve lesões ou descanso de parte a parte, e o grego disse que não sabia se aquele havia sido o último confronto contra James.

Alguns dos cromos de LeBron James, sobretudo os de edições limitadas, que até pode ser apenas um, têm atingido quantias verdadeiramente astronómicas. Um da sua temporada de rookie, fabricado pela Upper Deck, que tem a assinatura do extremo e apenas foram feitos 23, atingiu os 5,2 milhões de euros (6,049 milhões de dólares) em abril de 2021.

Outro, igualmente da Upper Deck, também em edição limitada, que tem um emblema da Jordan de uma camisola de jogo dos Cavaliers, foi leiloado no mesmo ano por €1,292 milhões (1,503 milhões).

Recorde-se que, devido a um problema de ciática que surgiu no início da pré-temporada, LeBron James não disputou as primeiras partidas de 2025/26, apenas tendo confirmado a sua 23.ª época na Liga a 19 de novembro numa vitória contra os Jazz (140-125). Ampliando igualmente o seu recorde de pontos, vai em 42.601 pontos, no historial da Liga.

Ao jogar, LeBron, atualmente o mais velho em competição, superou o anterior máximo de 22 campeonatos que dividia com Vince Carter (1998/99 a 2019/20).