Mundiais: Etson Barros eliminado nos 3.000 metros
Etson Barros ficou esta manhã afastado da final dos 3.000 metros obstáculos nos Campeonatos do Mundo de atletismo, em Tóquio, ao registar apenas a 28.ª marca das eliminatórias.
O atleta português, de 24 anos, completou a terceira série em 8.38,58 minutos, terminando no nono lugar de uma corrida marcada por quedas e incidentes. Apenas os cinco primeiros de cada série asseguravam presença na final, marcada para segunda-feira.
«Foi uma corrida em que tentei desgastar-me o menos possível, controlando o melhor atleta da série [Soufiane El Bakkali]. Ele fez uma prova tática e fácil para si», explicou o estreante em Mundiais, na zona mista do Estádio Nacional do Japão, em declarações à Agência Lusa.
Apesar de admitir ter-se sentido bem fisicamente, Etson reconheceu que poderia ter arriscado mais no momento decisivo: «No final, o ritmo esticou um pouco e podia ter arriscado, porque não tinha nada a perder. Saio daqui com sabor amargo. O meu objetivo era sempre passar à final, mas o prémio grande foi marcar presença pela primeira vez.»
Barros apresentou-se em Tóquio com o estatuto de recordista nacional, depois de ter fixado o máximo português em 8.12,19 minutos no mês passado. Ainda assim, não conseguiu superar o feito histórico de José Regalo, que alcançou o 11.º lugar no Mundial de Roma1987, e que continua a ser a melhor classificação de um português nesta disciplina.