Morreu a atriz Glória de Matos

Referência maior do teatro português faleceu aos 89 anos

A atriz Glória de Matos morreu esta quinta-feira, aos 89 anos, vítima de insuficiência cardíaca, anunciou a família em comunicado. Figura marcante das artes performativas em Portugal, construiu uma carreira de mais de seis décadas, repartida entre o teatro, a televisão, o cinema e o ensino artístico.

Segundo a mesma nota, o corpo estará em câmara ardente na Igreja de S. João de Deus, em Lisboa, no sábado, entre as 18h e as 22h, e no domingo, entre as 12h e as 15h30. Às 15h30 terá lugar uma missa de corpo presente, seguindo depois o funeral para o Cemitério do Alto de S. João.

Glória de Matos iniciou a atividade artística em 1954 e integrou a criação do Grupo de Teatro da Casa da Comédia. Ao longo da carreira, destacou-se também como professora na Escola de Teatro do Conservatório Nacional, na Escola Superior de Teatro e Cinema e na Universidade Aberta. Exerceu ainda funções públicas, como membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social e assessora da Secretaria de Estado da Cultura e do Instituto de Artes Cénicas.

Casada durante vários anos com o locutor e apresentador Henrique Mendes, Glória de Matos despediu-se dos palcos em 2017, no Teatro Nacional D. Maria II, com a peça Odeio-te, Meu Amor. Uma última aparição que encerrou a vida artística de uma das intérpretes mais respeitadas da cena portuguesa.