Bednarek cumpriu castigo frente ao Alverca — FOTO: IMAGO
Bednarek cumpriu castigo frente ao Alverca — FOTO: IMAGO

Mexidas à vista no onze do FC Porto

Bednarek limpou a folha disciplinar diante do Alverca, ao passo que William Gomes deve ser o eleito para suprir a ausência de Borja Sainz, por castigo. Rosario em luta com Varela por vaga no miolo

Empenhado em manter a bitola exibicional no campeonato, o FC Porto canaliza já todas as suas energias para a receção ao Aves SAD, naquele que será o derradeiro encontro oficial dos dragões no ano civil de 2025.

O extremos tocam-se na partida de segunda-feira à noite, no Estádio do Dragão, já que frente a frente vão estar o primeiro classificado e o laterna-vermelha da Liga, numa partida em que Francesco Farioli irá mexer na defesa e no ataque por razões distintas. Jan Bednarek, um dos indiscutíveis do treinador italiano na longa caminhada que representa o campeonato português, está de volta ao lote de opções após ter cumprido um jogo de suspensão e, salvo qualquer imponderável de última hora, tem lugar garantido para comandar o eixo da defesa azul e branca ao lado do compatriota Jakub Kiwior. Mas as mexidas na defesa em relação ao jogo com o Alverca, que os dragões venceram por três golos sem resposta, não se devem ficar por aqui.

Martim Fernandes foi utilizado frente aos ribatejanos como lateral-esquerdo, mas deve ceder o lugar a Francisco Moura, já completamente restabelecido das dores que sentiu após o encontro com o Famalicão, na Taça de Portugal.

No meio-campo, apenas Froholdt tem lugar garantido na cabeça de Farioli, uma vez que, na posição 6, abre-se um foco de luta pela titularidade. Alan Varela, apesar de ter marcado frente ao Alverca, não está no momento mais exuberante e Pablo Rosario pode mesmo superá-lo nas escolhas, uma vez que o internacional pela República Dominicana tem valências que acrescentam à equipa mais rapidez e assertividade na saída de bola.

O outro lugar da zona intermédia será disputado por Rodrigo Mora e Gabri Veiga, sendo que o primeiro foi titular na recente partida com os ribatejanos e poderá ser substituído no onze portista pelo espanhol. A frente de ataque, por imperativos disciplinares, sofrerará também uma mexida forçada. Borja Sainz, figura de proa dos dragões na recente vitória sobre o Alverca, com um bis, vai cumprir um jogo de castigo ante o Aves SAD por ter completado na jornada anterior uma série de cinco cartões amarelos e, por via disso e à luz dos regulamentos da Liga, fica castigado por uma partida.

Nesse sentido, será William Gomes a entrar em ação no lado direito do ataque frente ao Aves SAD, fazendo companhia a Pepê — que deve atuar na sua posição de raiz, como extremo-esquerdo —, ambos em apoio ao ponta de lança Samu. De resto, a estrutura da equipa deve ser a mesma que defrontou e venceu em Alverca do Ribatejo.