Mercado Vitória de Guimarães: Turquia chamou-o, mas patrão da defesa é inegociável
Inegociável. Foi assim mesmo, de forma peremptória, que o Vitória de Guimarães respondeu ao Trabzonspor quando o emblema turco assumiu o desejo de contratar Rodrigo Abascal.
A BOLA sabe que os dirigentes do atual 3.º classificado do campeonato da Turquia estavam decididos a adquirir o passe do experiente defesa-central, de 32 anos, mas a SAD presidida por António Miguel Cardoso não permitiu, sequer, que fosse aberta a porta da negociação, uma vez que o uruguaio é visto com uma pedra basileiro do atual projeto do clube - que, recorde-se, está assente em muita juventude (a maior parte dela proveniente da formação dos conquistadores), pelo que também é necessário ter jogadores mais batidos.
Dessa forma, e a menos que o Trabzonspor tencione voltar à carga e apresente valores que possam ser considerados irrecusáveis - cenário que não é, de todo, crível -, Rodrigo Abascal, que tem contrato até 2027, manter-se-á de pedra e cal no Vitória de Guimarães.
Recorde-se que o defesa-central uruguaio chegou esta temporada ao emblema minhoto, proveniente do Boavista, e depressa ganhou um lugar de destaque no eixo da retaguarda vimaranense, falhando apenas um jogo em 2025/2026. Até ao momento, Rodrigo Abascal soma 23 partidas (17 na Liga, três na Taça de Portugal e três na Allianz Cup), um golo e duas assistências ao serviço dos vitorianos.