Mercado oficial: V. Guimarães garante reforço para o ataque
O Vitória de Guimarães oficializou, esta quinta-feira, a chegada de um reforço para a frente de ataque.
Trata-se do jovem Ejike Opara, avançado nigeriano de 20 anos que chega dos sérvios do FK Novi Pazar e assina pelos vimaranenses por três épocas e meia, ou seja, até junho de 2029.
Pronto para um novo capítulo na Cidade Berço ⚔️ Bem-vindo, Ejike Opara!
— Vitória Sport Clube (@VitoriaSC1922) January 8, 2026
🗞️ Sabe mais em https://t.co/hvaX4c1pew e na App Oficial #UnidosPeloVitória • #EjikeOpara2029 pic.twitter.com/xuIUM39S5A
O atacante, informam os conquistadores, já se encontra ao dispor de Luís Pinto e a trabalhar na Academia vitoriana, juntando-se aos colegas que já preparam o escaldante dérbi do Minho marcado para sábado (20h00), frente ao SC Braga, em Leiria, na final da Taça da Liga.
Natural de Lagos, Opara mudou-se para a Europa, concretamente para a Sérvia, em 2023, ano em que completou 18 anos, depois de uma passagem pela formação do Real Sapphire FC.
Em duas temporadas e meia ao serviço do FK Novi Pazar, emblema do primeiro escalão daquele país, o dianteiro somou 55 partidas pela equipa principal, com sete golos apontados e duas assistências registadas.
Na época em curso, leva três tentos em 16 encontros, incluindo jogos nas fases de qualificação para a UEFA Conference League.
«Vim para um dos maiores em Portugal»
Nas primeiras declarações aos meios do Vitória, Opara mostra orgulho por representar os conquistadores, revela o ídolo na posição e confessa-se impressionado com o Estádio D. Afonso Henriques.
«Estou muito feliz. Tenho a clara noção de que vim para um grande clube, sendo o Vitória SC um dos maiores em Portugal. Já vi imagens do estádio D. Afonso Henriques em jogos, com os adeptos nas bancadas, e fiquei impressionado. São incríveis. Nota-se que são muito apaixonados pelo clube», apontou o nigeriano.
«Tento ser um bom avançado, tal como é por exemplo Robert Lewandowski. Aprecio muito a forma de jogar dele. Ele é forte no jogo aéreo e, naturalmente, eu também tento fazer golos de cabeça. Para mim é o melhor avançado da atualidade. É uma referência, gosto muito de vê-lo jogar», confessou o jovem atacante, que vai reencontrar Matija Mitrovic, contra quem jogou na Sérvia.
Notícia atualizada às 17h02