Mercado oficial: Oskar Pietuszewski é reforço do FC Porto
Agora é oficial. Oskar Pietuszewski é reforço do FC Porto até 5 janeiro de 2029. Depois de um longo conclave negocial entre o clube azul e branco e o Jagiellonia, o extremo polaco, de 17 anos, junta-se aos dragões e converte-se no segundo reforço da janela de transferências do líder indiscutível da Liga portuguesa, depois da chegada do defesa-central Thiago Silva. A cláusula de rescisão do polaco foi fixada em 60 milhões de euros.
A transferência da joia polaca custa aos cofres da SAD liderada por André Villas-Boas 10 milhões de euros. Oito milhões são fixos, a que se junta uma remuneração variável máxima de dois milhões em função do cumprimento de certos objetivos. Depois de ultimadas as derradeiras alíneas entre as partes envolvidas, o internacional sub-21 pela Polónia realizou a indispensável bateria de exames médicos e irá juntar-se nas próximas horas aos novos companheiros de equipa, que até sexta-feira cumprem estágio em Almancil, no Algarve.
O tempo de contrato, três anos a contar desde a passada segunda-feira, quando Oskar colocou a assinatura no documento, é o máximo permitido a um jogador menor de idade. Depois de janeiro de 2029, o polaco deverá assinar vínculo mais duradouro com o FC Porto, algo já contemplado no acordo de transferência.
Oskar Pietuszewski odchodzi z Jagiellonii Białystok. Nasz wychowanek przenosi się, na zasadzie transferu definitywnego, do portugalskiego @FCPorto 🇵🇹. Tym samym Klub finalizuje najwyższą transakcję wychodzącą w swojej historii, otwierając kolejny rozdział w strategii promowania… pic.twitter.com/ZNHV2xNBzw
— Jagiellonia Białystok (@Jagiellonia1920) January 7, 2026
«Estamos orgulhosos por termos conseguido transferir o Oskar para um clube tão grande como o FC Porto. O Oskar percorreu um longo caminho no Jagiellonia, desde as equipas infantis, passando pelos juniores, até chegar à equipa principal. A transferência é o culminar e a coroação desse percurso. Ao tomarmos esta decisão, guiámo-nos principalmente pelo respeito pelo caminho de desenvolvimento escolhido por Oskar e pela vontade dele e do seu círculo mais próximo. O mais importante era chegar a uma situação em que todas as partes ficassem plenamente satisfeitas e sinto que conseguimos isso. O acordo que alcançámos é a melhor solução para todos os envolvidos. Agora, resta torcer pelo desenvolvimento da carreira de Oskar num clube de tão grande porte. Estamos muito orgulhosos de que um jogador formado no Jagiellonia possa ingressar num clube tão grande como o FC Porto, disse Łukasz Masłowski, diretor-desportivo do Jagiellonia.