Novo McLaren para a desafiante temporada 2026

McLaren lança o defensor dos títulos mundiais

A decoração mantém a tradição, com o laranja papaia e o preto como cores dominantes, numa linha semelhante à dos antecessores

A McLaren apresentou oficialmente o seu monolugar para a temporada de 2026 da Fórmula 1, o MCL40, com o qual procurará defender os títulos de pilotos e construtores conquistados em 2025, numa era marcada por novos regulamentos técnicos.

A equipa de Woking revelou a pintura definitiva do novo carro no Circuito Internacional do Bahrein, casa do principal acionista da McLaren, antes do arranque dos primeiros testes oficiais da pré-temporada. A decoração mantém a tradição, com o laranja papaia e o preto como cores dominantes, numa linha semelhante à dos antecessores

Uma das novidades visíveis é a maior presença da Mastercard, que se tornou o patrocinador principal da equipa. Este é o primeiro acordo do género para a McLaren em mais de uma década, desde a parceria com a Vodafone.

McLaren MCL40 apresentado

Recorde-se que os pilotos Lando Norris e Oscar Piastri já tinham testado o MCL40 no final do mês passado, num shakedown em Barcelona, embora com uma pintura provisória em tons de cinzento e preto.

McLaren MCL40, o carro de 2026

A McLaren entra na nova temporada como a equipa a bater, depois de um 2025 de grande sucesso. Lando Norris sagrou-se campeão do mundo de pilotos pela primeira vez na última corrida, em Abu Dhabi, ao superar o então campeão Max Verstappen, da Red Bull, por apenas dois pontos. O seu colega de equipa, Oscar Piastri, terminou o campeonato na terceira posição, depois de ter liderado a classificação durante longos períodos. Já o título de construtores foi garantido pela equipa britânica de forma antecipada, em setembro, no Grande Prémio de Singapura.

«As nossas conquistas passadas não contam para nada»

Apesar do sucesso recente, o chefe de equipa, Andrea Stella, adota uma postura cautelosa. «É fantástico revelar a pintura do nosso carro de 2026, o MCL40, um marco importante que reflete o trabalho e a dedicação incríveis da nossa equipa antes de começarmos a competir este ano», afirmou.

Oscar Piastri e Lando Norris, pilotos da McLaren

«Embora beneficiemos das lições aprendidas com o nosso sucesso nos últimos anos, toda a grelha está a recomeçar do zero e as nossas conquistas passadas não contam para nada. O nosso objetivo é arrancar bem, e temos a melhor combinação de equipa, dupla de pilotos, colaboração com a Mercedes HPP, parceiros e adeptos para o conseguir».

Por sua vez, os pilotos mostraram-se motivados para a nova época. Lando Norris, que procurará defender o seu título, declarou estar «entusiasmado para ver o que podemos alcançar nesta nova era». Já Oscar Piastri, que somou sete vitórias em 2025, garantiu sentir-se «mais forte do que nunca».