Max Dowman, avançado do Arsenal, e Olivier Boscagli, defesa do Brighton
Max Dowman, avançado do Arsenal, e Olivier Boscagli, defesa do Brighton - Foto: IMAGO

Max Dowman faz história no Arsenal e na Europa

Adolescente de 15 anos é o titular mais jovem de sempre dos 'gunners'

O extremo-direito Max Dowman tornou-se o titular mais jovem na história do Arsenal na vitória por 2-0 sobre o Brighton para a Taça da Liga inglesa.

O adolescente esteve durante 71 minutos em campo antes de ser substituído pelo habitual titular, Bukayo Saka.

Com apenas 15 anos e 302 dias, superou o recorde anterior, estabelecido pelo guarda-redes Jack Porter - na mesma competição em setembro de 2024 -, que tinha 16 anos e 72 dias.

O jogador voltou a deixar boas impressões e foi quem teve mais dribles bem-sucedidos (5), mais faltas sofridas (4) e mais duelos ganhos (9).

No final do jogo, Mikel Arteta elogiou o jovem prodígio.

«Acho que o segredo é a forma como ele joga. Ele não faz muito barulho, apenas faz o que sabe fazer melhor – jogar futebol, e fá-lo com grande coragem e determinação. Hoje, mostrou habilidades incríveis, e a sua capacidade de passar por jogadores adversários de nível Premier League, com apenas 15 anos, é definitivamente algo especial. Isto está a acontecer muito, muito rapidamente e temos apenas de o encorajar a continuar assim, bem como protegê-lo», disse o treinador do Arsenal.

Dowman também é o titular mais jovem nas 'big five' neste século

O internacional sub-19 inglês tornou-se também o titular mais jovem de uma equipa dos cinco principais campeonatos europeus no século XXI.

Ultrapassou o médio Ayyoub Bouaddi, que foi titular pelo Lille com 16 anos e 3 dias em outubro de 2023.