Bukayo Saka, extremo do Arsenal - Foto: IMAGO

Bukayo Saka visitou a sua antiga escola e deixou uma mensagem aos jovens

A estrela do Arsenal, surpreendeu os alunos da sua antiga escola primária com uma visita inesperada, onde destacou a importância dos modelos positivos na vida dos jovens

O regresso de Saka à Escola Primária Edward Betham, em Greenford, está intrinsecamente ligado a um estudo recente da 'YouGov'. A pesquisa analisou o papel crucial dos modelos desportivos entre jovens dos 6 aos 16 anos, conforme noticiado pelo site 'aroundealing'.

Durante a sua visita, Saka reencontrou-se com a sua antiga diretora, Caroline Chamberlain, e com o seu professor de educação física, Leigh Curtin, ambos figuras determinantes no seu desenvolvimento inicial. Saka partilhou com os alunos como professores, mentores e treinadores o ajudaram no seu percurso, tanto dentro como fora do campo. As crianças tiveram a oportunidade de questionar o futebolista numa animada sessão de perguntas e respostas, onde ele falou sobre os seus próprios modelos e as competências que adquiriu na juventude, como a perseverança e o trabalho em equipa, e que ainda hoje utiliza.

O jogador também teve a oportunidade de ver o mural dedicado a ele, criado na escola em 2021. Em 2022, foi nomeado Cidadão Honorário do distrito de Ealing, tornando-se o mais jovem a receber tal distinção.

«É uma bênção poder regressar à Escola Edward Betham e ouvir os alunos falarem sobre os seus modelos, e como eu os pude inspirar. Tive a sorte de ter professores e treinadores que acreditaram em mim, não só no futebol, mas também na vida», afirmou a estrela do Arsenal.

«Os professores de educação física e os treinadores de futebol da infância são incrivelmente importantes. Cada criança é diferente. Obviamente, algumas precisam de mais carinho, outras de mais encorajamento. Estas pessoas desempenharam um papel muito importante na minha carreira e ajudaram-me a chegar onde estou», acrescentou.

Caroline Chamberlain, diretora da escola, acrescentou: "É um grande prazer receber Bukayo de volta à Escola Edward Betham. Ele sempre foi um aluno trabalhador, gentil e determinado, e é maravilhoso para os nossos alunos ver o que ele alcançou».

Leigh Curtin, professor de educação física da escola, declarou: «Bukayo é um modelo positivo e fantástico em todos os aspetos. Pela forma como se comporta. Tem uma natureza muito gentil, é sempre generoso e extremamente humilde. Fez um enorme bem a esta escola e à comunidade ao retribuir. Doou-nos camisolas e uniformes escolares. Mas, em geral, para além do desporto, a forma como se comporta é exemplar».