Messi, jogador do Inter Miami
Messi, jogador do Inter Miami - Foto: IMAGO

Mauricio Pochettino: «Messi está a mudar a cultura desportiva do país»

O selecionador da equipa nacional dos EUA realçou a enorme influência de Lionel Messi

Nos últimos dois anos, a presença de Lionel Messi nos Estados Unidos catapultou a popularidade do futebol. O desporto tem vindo a ganhar terreno de forma consistente, especialmente com a aproximação do Campeonato do Mundo de 2026, que os EUA coorganizarão com o México e o Canadá.

Neste contexto, o seu compatriota e selecionador da equipa nacional dos EUA, Mauricio Pochettino, elogiou a enorme influência de Messi. O treinador de 53 anos sublinhou que o argentino revolucionou a MLS e mudou as preferências da nova geração.

«Messi está a mudar a cultura desportiva do país. Antigamente, as crianças sonhavam em jogar basquetebol ou futebol americano. Agora, também querem ser futebolistas», afirmou Pochettino.

As suas palavras são comprovadas com estatísticas. Desde a chegada de Messi aos EUA em 2023, a liga americana registou um aumento na visibilidade global e nas audiências, enquanto se observa um crescimento significativo nas inscrições de crianças em academias de futebol.