Técnico do Benfica destaca ainda peso de entrar no clube da Luz com o «comboio em andamento»

«Manu vai ser titular e pegar de estaca no Benfica»

Convicção de Rui Ferreira, treinador que lançou o médio no primeiro ano de sénior

Rui Ferreira lançou Manu Silva no Feirense em 2020/21, primeira época de sénior do médio do Benfica. Com experiências também no Felgueiras, Torreense, Académico e Aves SAD, o treinador, nesta altura sem clube, recorda-se bem do jovem Manu, agora com 24 anos, e das qualidades que o destinguiram de imediato.

Rui Ferreira, antigo treinador de Manu Silva - Foto Eduardo Oliveira

«É um miúdo com uma personalidade muito forte, desde muito cedo deu para perceber essa forma de pensar e o caráter, mais que as características técnicas e táticas dele, que são ótimas», começou por lembrar Rui Ferreira, desafiado por A BOLA a comentar a evolução do médio que terça-feira, frente ao Ajax, voltou à competição depois de nove meses a recuperar de uma lesão no joelho esquerdo.

Rui Ferreira diz que «os valores», que vêm «de casa, da educação», fazem de Manu «mais e melhor jogador». Contou que o médio «se impôs rapidamente no Feirense», sobretudo pela «personalidade muito tranquila e pela autoconfiança». «Não teve a timidez normal da idade, parecia que estava com os mais velhos há muito tempo e brincava com eles sem problema nenhum», lembrou o técnico, reconhecendo que, «apesar de algumas características que era importante melhorar», foi simples perceber que «Manu tinha de jogar».

A melhor posição

Contratado pelo Benfica ao V. Guimarães em janeiro, por €12 milhões, Manu fez apenas três jogos (dois a titular) antes de se lesionar, mas deixou boas sensações. Mas jogará melhor em que posição? «É claramentre um seis», esclarece Rui Ferreira, que, porém, identifica coisas diferentes no jogo de Manu Silva.

É um miúdo com grande sentido posicional

«É um seis, mas que joga para a frente. Ainda ontem [terça-feira] com o Ajax, nas duas intervenções que fez, uma foi triangulação e outra um passe para a frente, creio que para Richard Ríos. É um miúdo com grande sentido posicional. É inteligente para fazer faltas que matem o jogo do adversário, mas com coragem para pedir bola, marcar ritmos, olhando sempre para a frente», analisou o técnico.

«Assim que estiver bem fisicamente, porque mentalmente é muito forte, estou de convencido que vai ser titular», acredita Rui Ferreira, reforçando a seguir a convicção: «Não querendo meter-me no papel do treinador, José Mourinho parece-me valorizar muito o papel de um seis, desejando o equilíbrio, defensivamente e ofensivamente. Manu Silva é muito completo, com capacidade para jogar curto e também de passe longo. Acho que pegará de estaca.»