Liga altera regulamento sobre cursos de treinadores
A Assembleia Geral da Liga Portugal aprovou, esta sexta-feira, uma alteração ao artigo 82 do Regulamento de Competições. A nova formulação do artigo permite que os treinadores promovidos (da Liga 2 à Liga e da Liga 3 à Liga 2) possam trabalhar em qualquer clube no novo escalão ainda sem o curso teoricamente necessário para essa divisão – antes, para o fazerem, tinham de continuar nos clubes que tinham ajudado a subir.
O requerimento foi apresentado pelo Vitória de Guimarães e subscrito por 16 Sociedades Desportivas. Segundo A BOLA conseguiu apurar, foi aprovado com 15 votos a favor, 17 abstenções e 4 votos contra.
A nova formulação do artigo permite que Luís Pinto, que subiu o Tondela à Liga mas assinou depois pelo Vitória, se sente no banco vimaranense como treinador principal, apesar de ainda não ter concluído o nível IV. Caso idêntico é o vivido por Vasco Botelho da Costa, que subiu o Alverca e rumou ao Moreirense. Os dois técnicos encontram-se a frequentar o nível IV, cujo curso só terminará em outubro.
«No caso dos treinadores principais das equipas que sejam promovidas à Liga Portugal Betclic será suficiente terem, na época subsequente à da promoção, a habilitação UEFA-Advanced (Grau III) e na época seguinte a essa, comprovativo de estar a frequentar o curso para obtenção da habilitação UEFA-Professional (Grau IV). De igual forma, no caso dos treinadores principais das equipas que sejam promovidas à Liga Portugal 2 Meu Super será suficiente terem, na época subsequente à da promoção, a habilitação UEFA-Basic (Grau II) e na época seguinte a essa, comprovativo de estar a frequentar o curso para obtenção da habilitação UEFA-Advanced (Grau III)», especificou a Liga em comunicado.