Oficial: Real Madrid despede Xabi Alonso e anuncia substituto
O Real Madrid oficializou, esta segunda-feira, a saída do treinador Xabi Alonso.
«O Real Madrid comunica que, em mútuo acordo entre o clube e Xabi Alonso, decidiu-se pelo fim da etapa do treinador da primeira equipa. Xabi Alonso terá sempre o carinho e a admiração de todo o madridismo, porque é uma lenda do Real Madrid e representou em todos os momentos os valores do nosso clube. O Real Madrid será sempre a sua casa. O nosso clube agradece a Xabi Alonso e a toda a sua equipa técnica o trabalho e a dedicação durante todo este tempo, e deseja-lhes muita sorte nesta nova etapa das suas vidas», diz a mensagem oficial dos madrilenos, partilhada nas redes sociais oficiais do clube.
Xabi Alonso deixou o comando técnico do Real Madrid ao fim de menos de oito meses, depois de ter sido anunciado como sucessor de Carlo Ancelotti no final de maio de 2025. Conduziu os merengues no Mundial de Clubes, prova em que foi eliminado nas meias-finais, pelo PSG, e, já em 2025/26, foi o técnico do conjunto da capital espanhola em 28 jogos, 19 na LaLiga, um na Taça do Rei, dois na Supertaça de Espanha, que perdeu na final frente ao Barcelona no passado domingo, e seis na UEFA Champions League. Somou, no total, 36 jogos e 24 vitórias neste regresso ao Real Madrid, clube que já tinha representado enquanto jogador entre 2009 e 2014.
O substituto de Alonso também já foi anunciado: é Álvaro Arbeloa, que treina nos escalões de formação do clube desde 2020 e é, desde o início desta temporada, o técnico do Real Madrid Castilla, a equipa B dos madrilenos. Tal como Alonso, Arbeloa também representou o Real Madrid enquanto jogador, este entre 2009 e 2016.
Notícia atualizada às 17h32.