Falta de sintonia e balneário perdido: os bastidores da saída de Xabi Alonso
O Real Madrid surpreendeu ao anunciar a saída de Xabi Alonso do comando técnico, depois da derrota com o Barcelona na final da Supertaça de Espanha. Arbeloa foi o escolhido para a sucessão.
Segundo a Marca, Xabi Alonso não tinha a intenção de se despedir e foi o Real Madrid que contactou o treinador e colocou a hipótese de saída em cima da mesa. A conversa entre treinador e clube abordou diversos temas: análise da época, situação atual da equipa e o futuro do projeto. Após análise, a direção sentiu a necessidade de mudança no cargo.
A mesma fonte acrescenta que Xabi Alonso teve dificuldades em introduzir as suas ideias no plantel, enfrentando vários problemas no balneário. A falta de sintonia com os jogadores levou a que Xabi Alonso tivesse de ir cedendo, afastando progressivamente dos seus planos iniciais para os blancos.
A dificuldade de impor o seu modelo de jogo teve consequências diretas no rendimento da equipa, além de uma preocupante falta de identidade. A isso juntaram-se as lesões e a ausência prolongada de jogadores considerados fundamentais. Depois da derrota com o Barcelona, na Supertaça de Espanha, registou-se outro caso polémico. Kylian Mbappé pediu aos seus colegas que abandonassem o relvado para não assistirem à entrega do troféu ao Barcelona, enquanto Xabi Alonso estava a chamar pelos seus jogadores para formarem uma guarda de honra.
🚨 Xabi Alonso’s authority completely undermined by Kylian Mbappé last night. 👀
— Transfer News Live (@DeadlineDayLive) January 12, 2026
He wanted the team to form a guard of honour for Barcelona, Mbappé refused and the players listened to Mbappé. 🤯
He had no choice but to leave after that. 👋 pic.twitter.com/HXdHTLxAN7
Neste contexto, o Real Madrid conclui que o melhor era a saída de Xabi Alonso. O ruído gerado nas últimas semanas sobre o seu futuro e a sensação de projeto esgotado pesaram na decisão final. Xabi Alonso acabou por aceitar a decisão do clube e chegou a acordo para a saída, colocando um ponto final numa etapa que prometia muito, mas acabou sem sucesso.
Artigos Relacionados: