Jovem do Palmeiras em lágrimas após sofrer ato racista: «É crime»
Luighi, jovem avançado do Palmeiras, foi alvo de insultos racistas por parte de um adepto do Cerro Porteno, no Paraguai, durante o encontro válido para a Libertadores sub-20. Um adepto imitou um macaco na direção do jogador, que deixou o campo a chorar. Depois do encontro, que o Palmeiras venceu, por 3-0, o futebolista revoltou-se na zona de entrevistas rápidas.
Na partida entre Cerro Porteño e Palmeiras, pela Libertadores Sub-20, Figueiredo e Luighi sofreram com gestos racistas e falas vindos da arquibancada. pic.twitter.com/pQp7XrqonN
— ge (@geglobo) March 6, 2025
Luighi, do Palmeiras, chorando muito no banco de reservas após sofrer racismo de torcedores do Cerro Porteño, do Paraguai, em jogo da Libertadores sub-20.
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) March 6, 2025
📸 Reprodução/Canal GOAT pic.twitter.com/xvrA7Fbglw
«É sério isso? Vocês não vão me perguntar sobre o ato de racismo que ocorreu comigo? É sério? Até quando vamos passar por isso? Me fala, até quando vamos passar por isso? O que fizeram comigo é crime, não me vai perguntar sobre isso? Vai perguntar-me sobre o jogo? A CONMEBOL vai fazer o que sobre isso? Ou a CBF [Confederação Brasileira de Futebol], sei lá. Você não ia perguntar sobre isso, não é? Não ia. É um crime o que ocorreu hoje. Isso aqui é formação, estamos aqui para aprender», desabafou, em lágrimas.
Até quando o racismo será negligenciado?
— SE Palmeiras (@Palmeiras) March 7, 2025
Você é gigante, Luighi! 👏🏿 pic.twitter.com/DyEHhXbk61
Nas redes sociais, o verdão emitiu uma nota a repudiar as ofensas racistas sofridas por Luighi.
«É inadmissível que, mais uma vez, um clube brasileiro tenha de lamentar um ato criminoso de racismo ocorrido em jogos válidos para competições da CONMEBOL. A Sociedade Esportiva Palmeiras presta toda a solidariedade aos atletas do clube que estão a disputar a Libertadores Sub-20 no Paraguai e comunica que irá até as últimas instâncias para que todos os envolvidos em mais esse episódio repugnante de discriminação sejam devidamente punidos», pode ler-se no comunicado.
É inadmissível que, mais uma vez, um clube brasileiro tenha de lamentar um ato criminoso de racismo ocorrido em jogos válidos por competições da CONMEBOL. A Sociedade Esportiva Palmeiras presta toda solidariedade aos atletas do clube que estão disputando a Libertadores Sub-20 no… pic.twitter.com/qTj4TIaO9X
— SE Palmeiras (@Palmeiras) March 7, 2025
A CONMEBOL promete ir «até às últimas instâncias»: «A CONMEBOL rejeita categoricamente todo ato de racismo ou discriminação de qualquer tipo. Medidas disciplinares apropriadas serão implementadas e outras ações estão a ser avaliadas em consulta com especialistas da área.»
Jogadores da equipa principal do Palmeiras, de Abel Ferreira, como Weverton e Marcos Rocha enviaram mensagens de carinho a Luighi, que faz parte da formação A e foi emprestado para a Libertadores sub-20.
Weverton deixando sua mensagem para o Luighi. pic.twitter.com/JcjQjvd2Yq
— Twit Palmeiras (@twitpalmeiras) March 7, 2025
Corinthians e São Paulo manifestaram-se, deixando mensagens de apoio ao jovem atacante.
O Sport Club Corinthians Paulista se solidariza ao atleta Luighi, reiterando o absoluto repudio aos atos racistas que frequentemente acontecem contra jogadores brasileiros. Acima de qualquer rivalidade, esta luta é contra o racismo. https://t.co/zwNw4hGMxK
— Corinthians (@Corinthians) March 7, 2025
Nossa total solidariedade a você, Luighi. Parabéns pela coragem em seu desabafo e posicionamento. Você representou milhões de pessoas que não aguentam mais sofrer com atos criminosos como esses. Que os responsáveis sejam punidos. Independentemente de clubes e rivalidades, que… https://t.co/3VEf80kYqE
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) March 7, 2025