João Almeida: «Portugueses deram-me motivação extra para vencer»
João Almeida agradeceu o apoio dos adeptos portugueses esta semana nas estradas suíças e considerou-o importante na vitória que conquistou na Volta à Romandia, competição do WorldTour, o escalão mais alto do ciclismo mundial.
«Há uma enorme comunidade portuguesa na Suíça. Os fãs apoiaram-me bastante durante esta semana, deram-me motivação extra para superar as dificuldades e vencer, e por isso agradeço-lhes. E retribuiu-lhes com esta vitória [risos]», afirmou o corredor português, vencedor da prova helvética após se ter classificado na segunda posição no contrarrelógio individual final, a quinta etapa, com partida e chegada a Genebra, este domingo.
The moment victory was confirmed at the #TDR2025 🤩🇨🇭
— @UAE-TeamEmirates (@TeamEmiratesUAE) May 4, 2025
Time to celebrate with the family, both Almeida and UAE Team Emirates-XRG 💛 #WeAreUAE pic.twitter.com/4BHARTJRI3
Almeida foi apenas 11 segundos menos rápido do que o campeão mundial da especialidade, Remco Evenepoel, mas superou os dois adversários que o antecediam na geral antes da etapa, o italiano Lorenzo Fortunato (Astana) e o líder, o francês Lenny Martinez (Groupama-FDJ).
Celui qui remporte le Tour de Romandie 2025: Joao Almeida🥇✨️ @TeamEmiratesUAE #tdr #tdrnonstop #tdr2025 pic.twitter.com/e1mApxcHUQ
— Tour de Romandie (@TourDeRomandie) May 4, 2025
Logo após ter cortado a meta como vencedor da corrida suíça, o português só parou a bicicleta quando encontrou a família, mãe, pai e irmã, como sempre nos momentos mais importantes da carreira do ciclista de A-dos-Francos. Depois, um abraço de felicitações do chefe, o diretor geral da UAE Emirates, Mauro Gianneti. «Estou muito satisfeito, porque o objetivo era vencer a corrida. Infelizmente, não ganhei nenhuma etapa, mas estive sempre na frente e terminei sempre entre os primeiros classificados. Por isso, estou supersatisfeito pela vitória à geral, e agradeço à minha equipa por todo o apoio», começou por declarar João Almeida, após o contrarrelógio.
O corredor liderou a formação UAE Emirates na Volta à Romandia, depois de já o ter feito nas Voltas à Comunidade Valenciana e ao Algarve, na Paris-Nice e na Volta ao País Basco, a corrida imediatamente anterior à competição suíça que venceu e com dois sucessos em etapas.
Remco Evenepoel @soudalquickstep remporte le chrono final et le Portugais Joao Almeida @TeamEmiratesUAE le classement général d’un TDR qui a tenu en haleine toute la semaine.
— Tour de Romandie (@TourDeRomandie) May 4, 2025
Au général, Lenny Martinez @BHRVictorious est 2e et meilleur jeune, Jay Vine 3e @TeamEmiratesUAE et… pic.twitter.com/o5MfRJDUM5
«O último dia foi o dia decisivo, e valeu a vitória na corrida, o que é o mais importante. Houve dias em que sofri um pouco, não estava a sentir-me a 100%, não estava muito forte. Mas apesar de não ter estado ao meu melhor nível, nunca desisti. A mentalidade e manter a concentração em dar o máximo é muito importante, e com a equipa do meu lado, a apoiar-me sempre, penso que foi excelente», explicou o ciclista de 26 anos, que afirma não ter duvidado das possibilidades de conquistar a camisola amarela no contrarrelógio final.
«Estava muito confiante no meu contrarrelógio, que, se tivesse boas pernas seria um dos favoritos a vencer. O percurso era rápido, mas também com algumas subidas, e acima de tudo são as pernas que decidem, e hoje tive ‘as’ pernas», referiu.
Final day at the #TDR2025… we found what we’ve been looking for! 💛🏆
— @UAE-TeamEmirates (@TeamEmiratesUAE) May 4, 2025
Bota Lume runs wild in Genève, as @JooAlmeida98 finishes second in the stage 5 ITT to win the 2025 @TourDeRomandie 🥇🇵🇹
The result caps a brilliant week for UAE Team Emirates-XRG in Switzerland. We leave… pic.twitter.com/Hdh6QWNSqI
Na Volta à Romandia, João Almeida soma duas vitórias consecutivas em corridas do WorldTour, após o País Basco (incluindo dois triunfos em etapas), após dois segundos lugares (Comunidade Valenciana e Algarve) e o sexto na Paris Nice (e um triunfo em etapa).
«Tive bons momentos esta temporada, algumas vitórias, também alguns segundos lugares. Dou sempre o melhor em todas as competições. Algumas vezes teria sido preciso mais sorte, noutras os adversários foram mais fortes. Mas estou satisfeito, até agora. O mais importante é ter-me mantido saudável e sem azares. Agora segue-se um período de descanso, uns dias de férias, para recuperar e depois voltar na Volta à Suíça [15 de junho] antes do Tour de França [5 de julho]», analisou João Almeida, que obteve a quinta vitória em provas do World Tour esta temporada, menos duas do que a estrela do ciclismo mundial e companheiro de equipa, Tadej Pogacar.