João Almeida sonha vencer o Giro e já foi 3.º em 2023. IMAGO
João Almeida sonha vencer o Giro e já foi 3.º em 2023. IMAGO

João Almeida falha o Tour 2026

O ciclista português da UAE Emirates revelou quais são as suas apostas para a próxima temporada e a Volta a França não está nos seus planos, porém, não faltarão motivos para manter os portugueses colados aos grandes eventos mundiais

O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) vai falhar a próxima edição da Volta a França, o Tour, mas confirmou que estará na Volta a Espanha e no Giro, em Itália.

A notícia foi avançada pelo próprio que assumiu também que conquistar a camisola rosa do Giro está nos seus planos. «No Tour, sentes que estás num nível completamente diferente. Mas estou feliz por regressar ao Giro e por mudar um bocadinho as coisas. Vou ter a camisola rosa como objetivo, mas isto é algo fácil de dizer. O difícil é fazer...» disse João Almeida, de 27 anos, no Media Day da equipa.

«Gosto de voltar ao Giro. Falei com os responsáveis da equipa sobre isso e eles deram-me a oportunidade», explicou o português que, no ano passado, foi obrigado a desistir do Tour por lesão.

A época deve começar em Espanha, na Volta à Comunidade Valencia, seguindo-se a Volta ao Algarve, em fevereiro, antes de em março se apresentar no Paris-Nice e na Volta a Catalunha. Tudo de olhos postos no Giro, que começa a 8 de maio na Bulgária com três etapas, na 16.ª vez que a corrida se inicia fora de Itália. 

Sem medo da concorrência, Almeida até gostava de encontrar Jonas Vingegaard. «Se ele estiver e alguém vencer, as pessoas vão dizer que o nível foi muito alto. Já corri com ele algumas vezes e, se for, com certeza teremos ótimas corridas», defendeu. «Toda a gente pode ser derrotada, certo? Bem, talvez não o Tadej Pogacar. Claro, a Vuelta foi um cenário diferente, uma abordagem diferente. Mas, não temos medo de ninguém», avisa.

O português foi 4.º na geral em 2020 (sendo líder por 15 dias) e foi 3.º lugar geral em 2023, tornando-se o primeiro português no pódio final do Giro. Ele também venceu uma etapa em 2023 e foi o segundo português a vencer uma etapa da volta italiana,

Depois do Giro, na agenda do ciclista de A dos Francos, que cumpre a quinta temporada na equipa dos Emirados, estão os Campeonatos Nacionais, Vuelta a Burgos, Vuelta e os Mundiais.